Curta no Museu encerra temporada apresentando Pontes

O Curta no Museu deste mês, fechando a temporada do ano, apresentará o documentário Pontes, promovido pelo Grupo de Estudos Ambientais Desde El Sur (GeaSur), durante a Oficina de Narrativas Pretas do Cineclube e Curso de Extensão (CineGeasur), sob a orientação do professor Clementino Junior.

O tema da programação de novembro do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé foi Consciência Negra. Devido às fortes chuvas no final daquele mês, o Curta no Museu foi transferido para esta terça-feira, às 18h, no pátio do museu. Sempre com entrada franca.

Após a exibição do curta-metragem, haverá um bate-papo, mediado por Hélder Santana, com a presença do doutor em Memória Social e mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Jorge Luís Rodrigues. Ele é um dos autores do livro “Educação das relações raciais no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico”, com a proposta de difundir práticas educativas na temática racial.

Jorge Luís esteve à frente do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi), no Polo Universitário de Macaé, no período de 2019 a 2020, quando foi realizada parceria para a produção do Pontes. O professor abordará a divisão espacial mediada por pontes que entrelaçam, dividem e afastam a população negra, em estruturas de exclusão e desigualdades; econômicas, educacionais, trabalho, renda, lazer, saúde, entre outras.

Em dezembro, o museu comemora seus 18 anos. O Secretário de Cultura, Leandro Mussi, ressaltou a importância deste espaço para o município. “O Solar dos Mellos representa, para nós macaenses, a maior referência em preservação do nosso patrimônio histórico, cultural e social.  É o pilar que nos remete a origem de Macaé pujante e próspera, contada através de grandes artistas, como o professor Tonito (Antônio Alvarez Parada), que deixaram como legado um acervo imensurável, protegido pela equipe que atua em nosso museu”, destacou.

“Este ano, a equipe do Solar retomou as atividades e projetos no pós-Covid-19. Em 2023, vamos continuar realizando, em prol de Macaé, mais cultura, conhecimento, pesquisas e projetos que envolvam a Educação, a criança e o mundo literário”, disse a diretora do Solar dos Mellos, Patrícia Barboza.

O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248. O telefone para mais outras é o (22) 2759-5049.
Foto: Rui Porto Filho / Arquivo Secom