Definições no campeonato estadual da série A-2 do Rio

O Campeonato Estadual da Série A-2 está em sua reta final, e nesta quarta-feira (02), a Taça Santos Dumont terá seu campeão definido, bem como os quatro times que seguirão na disputa pelo título da Segundona e o acesso ao “Cariocão” 2024. O equilíbrio é a marca desta edição, tanto no G-4 quanto na zona do rebaixamento.

Nesta última rodada, cada partida tem importância significativa para as equipes envolvidas. A cidade de Maricá é um exemplo, onde a rede de Urgência e Emergência teve um aumento considerável nos atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Inoã. O número de atendimentos cresceu mais de 31,4% em relação ao ano anterior.

O RJ Post faz uma pequena análise de cada duelo e o que representa para cada time nesta Segundona:

É um jogo em que qualquer resultado, dependendo da combinação de resultados, pode dar o acesso ou o rebaixamento. Para o ArtSul, só a vitória interessa ao time, podendo se classificar até num empate em uma eventual derrota do Sampaio Corrêa. Já o Macaé Sports precisa vencer e torcer para que Araruama não vença seu compromisso.

Olaria x Gonçalense – na Rua Bariri
Quem vencer, estará na semifinal da Segundona. Porém, o Olaria pode ser campeão até com um empate, desde que o Americano não vença seu jogo. Para o Petrópolis/Gonçalense, a vitória somente não basta, pois se o Americano triunfar também e dependendo do saldo de gols, o alvinegro pode ficar com o título da Taça Santos Dumont.

Resende x Americano – no Trabalhador
Após a derrota inesperada para a Friburguense, o Resende está fora da disputa pelo G-4 da Segundona. Não corre risco de ser rebaixado. Já para o Americano, o jogo será uma “final” de campeonato, pois precisa vencer o rival e torcer por um empate entre Olaria x Petrópolis/Gonçalense para ficar com o título da Taça Santos Dumont.

Sampaio Corrêa x América – no Lourival Gomes
O jogo vale muito para ambos. E a vitória será necessária para a sobrevivência de ambos na competição. Com pequena chance de G-4, o América precisa ganhar em Bacaxá e torcer por uma combinação de resultados para seguir vivo. Já para os donos da casa, uma vitória simples o assegura na semifinal.

Friburguense x Araruama – no Eduardo Guinle
A Friburguense surpreendeu ao vencer o Resende no sábado passado, mas já está rebaixado para a B1 deste ano. Mas o Araruama vive um dilema que o aproxima do abismo. Primeiro time fora da zona do rebaixamento, o Araruama precisa de uma vitória para afastar de vez o risco de queda para a Terceirona. Se o Artsul derrotar o Macaé Sports, pode até se manter na A-2 com derrota na serra de Nova Friburgo.

Maricá x Cabofriense – em Moça Bonita
Apesar de pequenas chances, existe o risco de rebaixamento para Maricá e Cabofriense. Este deverá ser o jogo dos desesperados, pois um empate pode se safar, dependendo de outros resultados. O que chama a atenção é o tricolor da Região dos Lagos, que já frequentou a elite do futebol carioca e este ano fez uma campanha fraca na Taça Santos Dumont.