Desafio de Gigantes: Luíz Henrique Cocuzzi vence Henrique Avancini em prova de mountain bike
Recentemente, Petrópolis sediou o Desafio de Gigantes de mountain bike, na paradisíaca Villa Itaipava, onde os melhores pilotos do Brasil e um grupo de estrangeiros disputaram durante três dias, o evento que pontua para o ranking brasileiro e internacional. A prova foi trazida pelo piloto Henrique Avancini, que é petropolitano e um ídolo local do esporte. No entanto, mesmo correndo em casa, Avancini acabou surpreendido por um adversário de São Paulo que fez história na Cidade Imperial.
Trata-se de Luíz Henrique Cocuzzi, de 29 anos, que se saiu muito bem ao garantir não apenas a vitória em Petrópolis, mas ganhou pontos importantíssimos na corrida por uma das vagas olímpicas brasileiras para Paris 2024. Na prova, Cocuzzi sabia que além de enfrentar um Henrique Avancini que é o melhor ciclista brasileiro e mais a torcida local, necessitava superar seus próprios limites. O piloto, que enfrentou uma contusão que o atrapalhou durante o segundo semestre, o triunfo na Cidade Imperial foi marcante.
“Foi impressionante… Aliás, diria marcante. Ter vencido em Petrópolis representa muito para mim daqui por diante. No ano passado eu estava até bem, mas me machuquei numa etapa do Brasileiro e a contusão atrapalhou minha temporada inteira. Ganhei 90 pontos para o ranking e já estou na quarta colocação. E é claro, quero lutar pela vaga olímpica”, declarou Luiz Henrique ao RJpost, não ignorando o fato de ter superado ninguém menos do que Avancini em sua cidade. ” Foi histórico para a minha carreira”, emendou Cocuzzi.
Consagrado como um dos melhores do mundo, Henrique Avancini vence a esmagadora de provas disputadas no Brasil. Porém, conheceu a derrota justamente correndo em Petrópolis, num duelo acirrado contra Luíz Henrique, que vibrou muito após a disputa. E isso parece ter sido um “troco” imposto ao adversário nas trilhas. ” Em 2018, na minha cidade e bem em frente a minha família, o Henrique [Avancini] venceu uma etapa do campeonato Brasileiro, em 2018. Desta vez, venci na casa dele e sobretudo um rival internacional. Fiquei realmente muito feliz”, ressaltou o paulista.
Parece que o duelo entre os dois dos melhores pilotos brasileiros no momento já tem data marcada: será a partir do dia 26, quando acontecerá uma Copa Internacional na cidade de Itabirito, Minas Gerais, onde a disputa também pontua para o ranking brasileiro. O sonho de Cocuzzi de ganhar uma das duas vagas que o Brasil tem direito no mountain bike está mais vivo do que nunca. Título brasileiro? Para o piloto, por que não? ” Vou atrás do número máximo de títulos”, finalizou o competidor que desafiou a hegemonia de Avancini no mountain bike.