Desafio Solar Brasil Enel Niterói promove inovação e sustentabilidade em competição de barcos movidos a energia solar

A cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, recebeu nesta quinta-feira (20) o lançamento do aguardado Desafio Solar Brasil Enel, um projeto de extensão universitária da UFRJ, através do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), com o patrocínio da Enel Distribuição Rio. O evento, que contou com o apoio da Prefeitura, promete agitar a Praia de Icaraí entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, em sua 16ª edição, reunindo competições de barcos movidos a energia solar.

O Desafio Solar Brasil Enel é uma iniciativa multidisciplinar que engloba esporte, inovação, educação, tecnologia e, sobretudo, sustentabilidade. Com a participação de 20 polos de inovação nacionais, incluindo prestigiadas universidades e institutos federais, a competição tem como objetivo projetar o futuro das tecnologias náuticas, colocando a responsabilidade ambiental no centro das discussões.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a relevância do evento ao promover a integração da energia naval com a energia fotovoltaica, desmistificando essa tecnologia que, cada vez mais, se apresenta como uma solução para o cotidiano das pessoas. O prefeito ressaltou ainda a importância da energia fotovoltaica como uma forma eficiente e sustentável, capaz de evitar gastos logísticos em transporte de energia, enfatizando o papel essencial do Desafio Solar em promover essa percepção e debate.

A Semana do Agricultor não se limita apenas a uma competição. O projeto também tem como objetivo formar uma rede de pesquisadores engajados em encontrar soluções para um futuro mais sustentável. Estimulando a aplicação de painéis fotovoltaicos em embarcações, a competição impulsiona a transição para fontes de energia limpa e conscientiza sobre sua importância para a preservação do meio ambiente.

Além das competições, o evento oferecerá uma programação ampla e diversificada com palestras, workshops, exposição de trabalhos acadêmicos, mostra de vídeos, atrações culturais de artistas locais e minicursos gratuitos abertos ao público, proporcionando uma experiência enriquecedora no mundo da sustentabilidade e inovação tecnológica.