Desemprego no Rio de Janeiro: Cidades apostam em estratégias criativas para reverter a situação
O desemprego no Brasil ainda é uma preocupação para milhares de famílias, e o estado do Rio de Janeiro não fica imune a essa realidade, com uma taxa de 11,6% no primeiro trimestre do ano. Entre as mulheres, esse percentual é ainda maior, ultrapassando 14%. Em meio a esse cenário, diferentes municípios têm adotado estratégias criativas e inovadoras para enfrentar o problema e trazer de volta a prosperidade ao mercado de trabalho.
Na cidade de Maricá, a aposta no cultivo de alimentos saudáveis e orgânicos tem se mostrado um sucesso. Na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, centenas de pés de trinta e cinco variedades de tomates gourmet são cultivados em estufas, livre de agrotóxicos. Essa iniciativa busca desenvolver a economia local, gerando emprego e renda aos agricultores da região.
Para os jovens, conseguir o primeiro emprego é um desafio, mas algumas cidades têm investido em feiras de emprego voltadas especialmente para o público jovem. Em Angra dos Reis, a Feira de Emprego para Jovem Aprendiz reuniu oito empresas e disponibilizou mais de 100 oportunidades para jovens em busca de experiência profissional.
Outras cidades do estado também têm realizado ações para impulsionar o emprego. Em Campos, o Espaço da Oportunidade, por meio da Secretaria de Qualificação e Emprego, oferece 176 vagas de trabalho em diversos setores, incluindo oportunidades para pessoas com deficiência. A cidade também se prepara para a 6ª Feira de Oportunidades, que visa reunir instituições e o poder público para fortalecer o desenvolvimento e a empregabilidade.
Em Petrópolis, o Balcão de Empregos na internet disponibiliza 83 vagas em empresas locais, estimulando o mercado de trabalho no município. Já em São Gonçalo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem focado em gerar emprego e atrair grandes empresas, como a multinacional dinamarquesa VMS Group, que gerou centenas de empregos na região.
Na capital fluminense, a Prefeitura do Rio divulgou quase mil postos de emprego disponíveis em empresas parceiras em diversos bairros da cidade. As oportunidades abrangem variadas áreas, incluindo estágios e vagas para jovens aprendizes, buscando inclusão e diversidade no mercado de trabalho.