Dia da Consciência Negra movimentou a segunda em vários municípios do Rio

Esta segunda-feira (21)  foi de celebração em vários municípios do Rio de Janeiro em homenagem ao Dia da Consciência Negra, uma data importante que destaca a reparação histórica da presença negra na sociedade brasileira. Desfiles, eventos em praças públicas e shows marcaram o início da semana em comemoração à cultura afro-brasileira.

Em Petrópolis, o Dia da Consciência Negra foi marcado pela Terceira Caminhada Contra as Intolerâncias e o Racismo Religioso, integrando a programação da Festa Afro Ubuntu 2023. Cerca de 100 pessoas participaram da caminhada pelas ruas do Centro da Cidade, seguida por uma homenagem a Zumbi dos Palmares na Praça da Liberdade.

Em Maricá, um dia antes do feriado estadual, um evento foi realizado em parceria com a Coordenadoria de Igualdade Racial para celebrar o Dia da Consciência Negra. Pensadores debateram políticas públicas voltadas para as mulheres negras, abordando temas como a falta de proteção social e a opressão derivada de práticas machistas. O encontro aconteceu na quadra da Escola de Samba União de Maricá.

Campos também marcou o Dia da Consciência Negra com o Fórum “Questões da Comunidade Negra Brasileira na Diáspora”, realizado pela Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial. O fórum abordou temáticas relacionadas ao racismo estrutural e às questões étnico-raciais presentes na sociedade.

Em Angra dos Reis, o evento “Novembro Negro” organizado pela Secretaria de Igualdade Racial, Direitos Humanos e Cidadania (SIRDH) celebrou os 25 anos de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial no município. A programação inclui discussões sobre pautas raciais, resgate da história e do legado de Zumbi dos Palmares. O Dia da Consciência Negra foi marcado por um evento na Praça Zumbi dos Palmares, incluindo o tradicional banho de alfazema no busto de Zumbi dos Palmares e apresentações culturais do projeto Xirê Cultural.