Dia da visibilidade Trans é celebrado em Macaé

O Centro de Referência do Adolescente (CRA) promoveu uma programação especial em celebração ao Dia da Visibilidade Trans, lembrado nesta segunda-feira, 29 de janeiro. A Secretária Adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, e o médico Quéfrem Vieira, que atua no ambulatório LGBTQIA+ do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, participaram de um bate-papo com os adolescentes nas instalações do CRA.

Natália Antunes destacou a importância de pensar no público adolescente, especialmente durante a fase crucial da adolescência. Ela ressaltou avanços na área, mas enfatizou a necessidade de mais iniciativas. “Muitos, ao se identificarem, enfrentam adversidades. Ao dar visibilidade a essas questões, conseguimos implementar políticas de saúde mais eficazes”, afirmou.

Quéfrem Vieira revelou que a maioria dos atendimentos no ambulatório LGBTQIA+ é destinada à população trans, com cerca de 90% se identificando como pessoas trans. Ele ressaltou a presença de profissionais multidisciplinares, como psicólogo e assistente social, para atender às demandas dessa população. “Aos poucos, vamos desconstruindo o preconceito, ampliando nossa mente e entendendo todas as possibilidades de existência”, afirmou.

A coordenadora do CRA, Monique Rangel, destacou a legitimidade da pauta desse público em crescimento. “A ideia é que todos tenham seus direitos sociais assegurados”, afirmou.

O Dia da Visibilidade Trans, celebrado desde 2004, busca promover reflexões sobre o respeito à identidade de gênero e à orientação sexual. A data visa garantir o fácil acesso ao sistema para que as pessoas trans usem seu nome social, assegurar tratamentos de saúde e acompanhamento dos processos de transição de gênero, promover políticas públicas para a inserção no mercado de trabalho, entre outras iniciativas.

O CRA é especializado em receber adolescentes de 10 a 19 anos e familiares, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua 29 de Julho, 29, Imbetiba. O telefone de contato é (22) 2796-1059. A unidade oferece atendimentos médicos em diversas especialidades, como ginecologia, dermatologia, clínica geral, psiquiatria, além de nutrição, psicologia, fisioterapia, serviço social, terapia ocupacional e grupos socioeducativos.