Dia Nacional do Diabetes: Ação educativa destaca prevenção e tratamento da doença em Macaé

Nesta segunda-feira (26), em comemoração ao Dia Nacional do Diabetes, a Gerência de Nutrição e Saúde (antiga Catan), da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé, promoveu uma ação educativa na área externa da Casa da Criança, no centro da cidade. O objetivo foi chamar a atenção da população para a importância da prevenção e tratamento da doença. Durante o evento, foram oferecidos testes gratuitos de glicemia, uma mesa temática interativa com alimentos saudáveis e não saudáveis, além da distribuição de panfletos informativos sobre os riscos do diabetes.

A iniciativa foi direcionada a todas as pessoas, com ênfase no público infantojuvenil. João Pedro Pinheiro Portugal, de 14 anos, morador do Bairro Glória, foi o primeiro a realizar o hemoglicoteste (método de medição do nível de glicose no sangue) e saiu feliz com o resultado. Ele estava acompanhado de sua mãe, Leandra Pinheiro, que ao ver a ação, decidiu que seu filho deveria fazer o teste. “Tenho histórico familiar de diabéticos e cuido muito da minha alimentação, evitando açúcar há alguns anos. Quero que meu filho siga o mesmo caminho de cuidado para prevenir essa doença”, observou.

A ação foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estácio de Sá, por meio dos cursos de Enfermagem e Nutrição. A professora do projeto de Pesquisa e Extensão de Enfermagem da UFRJ, Gláucia Formozo, ressaltou que o diabetes é uma doença crônica silenciosa que afeta pessoas de todas as idades e sexos, mas não é transmissível. As principais causas da doença são fatores genéticos, falta de atividade física e má alimentação.

O evento também contou com uma roda de conversa e orientações sobre o diabetes. “Essa é uma ação de promoção da saúde”, afirmou a coordenadora do Programa de Doença Falciforme, da Atenção Básica, enfermeira Juliana Nunes, responsável pela organização da programação junto com a equipe da Gerência de Saúde.

De acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), mais de 1 milhão de crianças e adolescentes são afetados pelo diabetes tipo 1. O Brasil é o 5º país com maior incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de adultos doentes (entre 20 e 79 anos), ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa é que em 2030 esse número chegue a 21,5 milhões.