Disputa acirrada define o futuro da Taça Santos Dumont no Campeonato Estadual da Série A2

A Taça Santos Dumont, primeira fase do Campeonato Estadual da Série A2, segue com um cenário indefinido na briga pelo título. Com apenas três rodadas restantes, é impossível prever qual equipe sairá como campeã da Segundona, já que a disputa envolve seis times, incluindo duas equipes que já participaram do Campeonato Carioca.

Com exceção do confronto entre Resende e Macaé Sports, que se enfrentarão na próxima quarta-feira no estádio do Trabalhador, os jogos da antepenúltima rodada ocorrerão neste sábado. Os resendenses, que foram rebaixados este ano, sonham em retornar à elite ainda nesta temporada. Atualmente, eles disputam o Campeonato Brasileiro da Série D e, apesar de ocuparem o sétimo lugar, ainda têm jogos pela frente na competição, o que cria expectativas de crescimento.

Neste sábado, a partida que promete atrair mais atenção do público será realizada na Rua Bariri, onde o Olaria enfrentará o ArtSul em um jogo que pode definir até a liderança da Segundona e se aproximar ainda mais do título. Os donos da casa vêm de um empate sem gols contra o Resende na última quarta-feira, resultado que não agradou e coloca pressão sobre os jogadores para vencerem o ArtSul. Por sua vez, o time de Nova Iguaçu também apresentou crescimento e conquistou uma vitória por 3 a 2 sobre o Araruama.

Outro confronto de destaque acontecerá no distrito de Bacaxá, em Saquarema, cidade que recentemente foi palco de emoções no surfe e agora respira futebol. A região praiana, que já possui o Boavista no Carioca, busca emplacar mais um time, o Sampaio Corrêa. Neste sábado, eles enfrentarão o Petrópolis/Gonçalense às três horas da tarde, no estádio Lourival Gomes. O time de Petrópolis, atualmente em segundo lugar, busca conquistar sua quarta vitória consecutiva para, quem sabe, assumir a liderança da Taça, desde que Olaria e ArtSul empatem na quarta-feira.

O Americano também está de olho na disputa pelo título e enfrentará o virtualmente rebaixado Friburguense, em Nova Friburgo, no sábado às três horas da tarde. O alvinegro de Campos ainda tem chances, mas sabe que não pode mais perder pontos pelo caminho. Teoricamente, é o time que possui melhores condições de conquistar a Taça na nona rodada. Os demais jogos previstos são: Maricá x América (Moça Bonita) e Cabofriense x Araruama (Alair Corrêa), ambos com início às 15 horas.

Os quatro primeiros colocados da Taça Santos Dumont se enfrentarão em uma semifinal, com o campeão enfrentando o quarto colocado, enquanto o segundo enfrentará o terceiro colocado. O campeão terá a oportunidade de disputar o Campeonato Carioca de 2024. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B2 no próximo ano.

Confira a classificação atualizada:

1) Olaria e Petrópolis/Gonçalense – 15 pontos

3) ArtSul e Sampaio Corrêa – 14

5) Americano – 12

6) Maricá – 11

7) Resende e Araruama – 10

9) Cabofriense e América – 8

11) Macaé Sports – 7

12) Nova Friburguense – 1