DKF 2022 – 5ª edição do maior evento de kayak fishing do mundo é sucesso em Itacuruçá

A praia de Itacuruçá se tornou a casa de mais de 1.600 caiaqueiros no último final de semana em Mangaratiba. De 21 a 23 deste mês, a 5ª edição do DKF (Desafiator Kayak Fishing), o maior evento de kayak fishing do mundo, marcou presença na cidade e mostrou mais uma vez a potência do esporte.
Ao todo 73 equipes de diferentes nacionalidades estiveram no evento. Dos 1.677 caiaqueiros inscritos no DKF 2022, participaram da competição de pesca 1.200 caiques. E os grandes números não param por aí. Para participar dos sorteios de prêmios que aconteciam durante a programação, era preciso doar 1kg de alimento não-perecível, e segundo a organização, foram arrecadadas 3.5 toneladas de alimentos e doadas para o Instituto José Miguel. A estimativa de público presente durante os três dias de evento foi de 3 mil pessoas.
“Hoje estamos aqui presenciando mais uma vez que as equipes de kayak fishing mostraram a potência que é o caiaque no mundo. Esse ano o DKF superou as expectativas de toda a organização. Está lindo de se ver. Principalmente a corrente do bem que se formou com essa quantidade imensa de alimentos para ajudar as pessoas que tanto precisam. Estamos muito orgulhosos com esse resultado”, destacou o Presidente da Liga DKF, Zen Brasil.
Para o Secretário de Eventos de Mangaratiba, Roberto Monsores, o DKF 2022 se consolidou no calendário de eventos da cidade. “Uma união de forças e parcerias em prol do esporte e do turismo com a oportunidade de fomentar a economia local, não tinha como dar errado. Foram meses planejando esse evento com a Liga DKF, e hoje estamos colhendo os frutos de tantos esforços e dedicação para que tudo ocorresse bem e fosse um sucesso. Com certeza, a 6ª edição do DKF já é uma realidade em 2023”, pontuou o Secretário.
Todos os competidores ganharam medalhas de participação e ao todo, 51 troféus foram distribuídos nas seguintes categorias: campeão geral (maior pescador), ranking por maior equipe (maior número de inscritos), competidor individual, feminino, master, juvenil, competidor independente e melhor equipe por pontuação.
Lúcia Iara Pereira Dina de Souza (equipe – Caiaqueiros 10 Itaipuaçu), Campeã Geral do DKF 2022 da categoria FEMININO, falou sobre a importância da representatividade feminina no esporte. “Pra mim é um motivo de orgulho levantar esse troféu aqui hoje em uma competição extremamente masculina. Fico imensamente feliz que essa realidade está mudando a cada dia e que mais mulheres estão virando caiaqueiras iguais a mim”, ressaltou a Campeã muito emocianada.
“Eu tô muito feliz com essa conquista. Ganhar essa competição significa muito pra mim. Todos os esforços e sacrifícios valeram a pena. A sensação é de dever cumprido e o sentimento é de gratidão a todos que me apoiaram até aqui e sonharam comigo esse sono”, disse o Campeão Geral do DKF 2022 da categoria MASCULINO, Rômulo Luiz Silva de Oliveira Luiz (equipe – Barba Negra).
Já a equipe ‘100% Panela’, garantiu o troféu de maior equipe com 140 pessoas inscritas no DKF 2022. As demais categorias da competição foram premiadas separadamente por equipe.
Fotos: Caio Vettorazzi, Darlan Leite e Rafael Castilho