Documentário de alunos de Campos reflete sobre legado da escravidão e participa do I Festival Curta Campos na Escola

Estudantes da Escola Municipal José do Patrocínio, em Campos dos Goytacazes, estão entre os destaques do I Festival Curta Campos na Escola com o documentário “Entre o antigo e o novo em Campos: reflexos da escravidão”. Produzido no âmbito do projeto Mais Ciência na Escola, o curta foi orientado pelos professores Igor Pacheco Teixeira e Teresa Cristina Campinho e busca despertar nos alunos uma compreensão crítica da história da cidade, especialmente sobre as marcas deixadas pelo período escravocrata.

As gravações ocorreram em locais simbólicos, como o Cais da Lapa, e envolveram seis alunos bolsistas e voluntários em todas as etapas da produção. A proposta é unir pesquisa histórica e expressão artística para estimular o protagonismo estudantil e promover uma leitura reflexiva sobre a formação social e cultural de Campos. “Nosso objetivo é que os jovens sejam protagonistas na construção do conhecimento, conectando memória, pesquisa e linguagem audiovisual”, explica o professor Igor.

A iniciativa surgiu dentro do Laboratório de História da escola, espaço criado para fomentar oficinas, estudos e práticas audiovisuais. Além do documentário sobre a escravidão, a unidade também inscreveu outros dois curtas no festival, entre eles um que aborda o papel das mulheres na história local. A proposta pedagógica se destaca por articular conteúdos curriculares com vivências reais, reforçando o pensamento crítico, a cidadania e a inclusão digital.

O festival, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, reúne mais de 1.300 estudantes de 50 escolas da rede municipal. Os vídeos inéditos, com duração entre 3 e 5 minutos, são produzidos sob orientação docente e representam um exercício de autonomia, criatividade e colaboração entre os alunos. A cerimônia de premiação está marcada para 18 de setembro, durante o IV Seminário de Tecnologias Digitais, fortalecendo o audiovisual como ferramenta de ensino e transformação social.