Duque de Caxias celebra 100 dias de governo com avanços na saúde e destaque para o novo Hospital do Coração
Ao completar 100 dias de gestão, a Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comemora os avanços no setor com ênfase na ampliação e qualificação do atendimento à população. O grande marco deste início de governo é o Hospital Municipal do Coração São José, que, em apenas um mês de funcionamento, superou as expectativas e se consolidou como referência em cardiologia na Baixada Fluminense.
Instalada na Rua Nobre de Lacerda, no bairro Vila Flávia, a nova unidade foi planejada para atender uma demanda reprimida de pacientes regulados pelo Sistema Estadual de Regulação (SER), oferecendo serviços de alta complexidade como cateterismos, angioplastias, implantes de stents, cirurgias cardíacas e colocação de marcapassos. A estrutura conta ainda com hemodinâmica, tomografia computadorizada e ecocardiografia, além de um corpo técnico altamente qualificado.
Em seu primeiro mês de atividades, o Hospital do Coração registrou 109 internações, 108 cateterismos, 57 angioplastias — sendo 20 com uso de Ultrassom Intracoronário (IVUS) —, 3 implantes de marcapasso, 1.497 tomografias e 2.119 exames laboratoriais. Esses números impressionam e comprovam o impacto positivo da nova unidade, que também atende pacientes de outras cidades através do SER-RJ.
Com 123 leitos — entre CTI e enfermarias — e funcionamento 24 horas por dia, a unidade também se destaca por ser a primeira do estado a contar com o avançado equipamento IVUS-NIRS, tecnologia que permite a análise intravascular das artérias, proporcionando maior precisão nos diagnósticos e procedimentos.
A iniciativa representa um salto de qualidade no atendimento público de saúde e reforça o compromisso da Prefeitura de Duque de Caxias com a valorização da vida, da inovação tecnológica e da ampliação do acesso à saúde especializada para toda a população.