Educação em Vassouras contabiliza grandes avanços em 2022

A qualidade da Educação em Vassouras melhorou de forma significativa no último ano, isso foi resultado de conjunto de ações realizados pela Secretaria Municipal de Educação em 2022.

Foram mais de 15 ações e formações voltadas para a Educação Especial e Inclusiva. Além da convocação de 59 servidores concursados e espaço para o protagonismo juvenil com eleições, posses e ações de fortalecimento dos Conselhos Escolares e dos Grêmios Estudantis. No IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica),

Vassouras alcançou sua melhor nota desde a criação do índice, ficando entre os seis municípios do Estado do Rio de Janeiro que mais avançaram no desempenho do IDEB no 6° ao 9° ano.

A Prefeitura Municipal também investiu em infraestrutura para rede de ensino. Atualmente, está sendo realizada a reforma, acréscimo e urbanização da E. M. Joaquim Pinto e Sousa, em Ipiranga. Além da construção de 2 edificações para ampliação da E. M. Giovanni Napoli, no Grecco; a aquisição de mobiliário específico para duas creches, C.M. Santa Rita e C.M. Noêmia Trouche Jordão; e a finalização da construção da Creche Santa Rita, que vai atender cerca de 120 crianças de 1 a 3 anos da Rede Pública de Ensino em tempo integral.

O gerenciamento da merenda escolar em Vassouras também foi destaque e motivo de orgulho. Foram entregues aos pais, por meio de kits, mais de 52 toneladas de gêneros da agricultura familiar e gêneros alimentícios.

O reconhecimento veio através do Prêmio Prefeito Empreendedor, com o projeto Agricultura Familiar e Merenda Escolar, que incentiva a produção agrícola, prestigiando o agricultor local e oferecendo uma alimentação fresca e saudável para a mesa das crianças, através da destinação 100% dos recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) à merenda escolar.

Aliás, a merenda escolar do município também teve seu reconhecimento com a participação e premiação da tia Elza no reality show “Merendeiras do Brasil”, com uma receita deliciosa de nhoque, com alimentos reaproveitados da merenda escolar, ficando em 9º entre todas as merendeiras do Brasil.

O ano 2022 também foi de incentivo ao acesso dos alunos da Rede Municipal de Ensino à cultura. Os alunos de todos os segmentos e modalidades da rede marcaram presença no Festival de Cinema, na Feira Literária e no Vale do Café iTech. No município também há um projeto de Musicalização nas Escolas Municipais Magally Sayão e Dr. Thiago Rodrigues Costa, onde os alunos podem aprender harpa, clarineta, saxofone, fagote e flauta.

O ano também foi marcado pela criação e apresentações do projeto BatuquEduca em três unidades escolares e a participação das unidades escolares no Intercolegial, com destaque para a E.M. José Bento Martins Barbosa que ficou em 2º lugar na tabela geral.

Foto: divulgação