Educação integral em foco: Petrópolis amplia redes escolares para formação de qualidade
Com o intuito de garantir uma formação integral e de qualidade para crianças e jovens, ampliando e diversificando oportunidades educativas, socioemocionais, culturais, artísticas, científicas, tecnológicas e esportivas, a Prefeitura de Petrópolis está expandindo o número de escolas que oferecem ensino em tempo integral na rede municipal. No ano de 2024, três novas unidades iniciarão esse trabalho, beneficiando mais de 2.500 alunos e alunas.
Com essa expansão, a rede municipal de ensino passará de 23 para 26 escolas em tempo integral. Além dessas, duas escolas já oferecem atendimento integral por meio de projetos distintos: Santo Antônio do Vale do Cuiabá/Padre Quinha e o Centro Educacional Comunidade São Jorge.
“Estamos realizando grandes avanços na educação pública do município. Ao criar vagas nos centros de Educação Infantil, reformar escolas por meio do programa Nosso Bairro e investir em alimentação de qualidade e projetos pedagógicos, buscamos alcançar a alfabetização na idade certa. A ampliação das escolas em tempo integral faz parte das medidas que adotamos para assegurar uma educação equitativa e transformadora”, afirmou o prefeito Rubens Bomtempo.
Este ano, o programa será implementado nas escolas municipais Governador Marcello Alencar, no Quitandinha; Arnaldo Dykerhoff, no Brejal (distrito da Posse); e Odette Young, no Bonfim, em Corrêas. “Nossas escolas são referências, proporcionando atendimento de qualidade e investindo não apenas no aprendizado, mas também no desenvolvimento das nossas crianças”, comentou a secretária de Educação, Adriana de Paula.