Em Macaé, saúde mental terá grito de carnaval na Praça Veríssimo de Melo

O Programa de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde/Atenção Básica, realizará o Grito de Carnaval junto aos usuários do programa, familiares e comunidade em geral que queiram participar. O evento será no dia 14 deste mês, na Praça Veríssimo de Melo, no Centro de Macaé. Além das tradicionais marchinhas, serão cantadas músicas produzidas pelos próprios usuários dentro da perspectiva da atenção psicossocial, que prevê o cuidado em liberdade e no território, a fim de desconstruir os estigmas ligados ao sofrimento mental.

O Grito de Carnaval começará às 9h30, mas as pessoas podem ir chegando antes para a concentração e curtir até às 12h. A gerente de Saúde Mental, enfermeira Lorrane Moreira, disse que o objetivo é promover a reabilitação psicossocial dos pacientes que são acompanhados no Programa de Saúde Mental do município.

O momento vai reunir, de forma bem animada, os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Betinho, Caps Infantil, Caps Álcool e Drogas (AD) e Núcleo de Saúde Mental. De acordo com a equipe do programa, a escolha do espaço público tem o objetivo de aproximar os usuários de outros cidadãos.

Pela praça passam muitas pessoas e o Carnaval, como festa popular, é um importante evento de convivência e inclusão, por isso a escolha da praça localizada no Centro. Quem quiser entrar no ritmo pode ir com máscara e fantasia para animar ainda mais o baile. O resultado será a promoção da saúde entre todos, como espera a equipe.