Em Magé, museu é um bom programa nas férias

No período de férias escolares, os projetos pedagógicos do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, como o Visita Guiada (escolar), Lugares de Memória e aulas de capoeira estão temporariamente suspensos.

Mas o espaço permanece aberto durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, para visitas gratuitas às exposições e para eventos. Também as pesquisas monitoradas ao acervo bibliográfico continuam sendo agendadas.

 Nestas férias, os turistas e o público em geral podem visitar a exposição Brumas da Alma, da artista plástica macaense Mariana Ladeira. A mostra é comemorativa dos 18 anos do museu. Os cerca de 20 desenhos em nanquim, as oito pinturas em tinta acrílica e as duas esculturas em cerâmica e acrílica são inspiradas em emoções provocadas pelas paisagens e pela natureza da cidade. Os visitantes também terão acesso às exposições permanentes da casa e a sua arquitetura histórica.

 O Solar dos Mellos é o guardião de acervos criados por meio de doações que incluem livros raros, periódicos, fotografias, gravuras, charges, pinturas, peças e mobiliário históricos. Além disso, guarda, preserva e digitaliza documentação histórica cartorial, que é rica fonte para pesquisadores, especialmente do interior do estado do Rio de Janeiro. O público tem acesso a estes documentos e livros mediante o acompanhamento de um pesquisador da casa.

 Fora a pesquisa presencial monitorada, a consulta pode ser realizada através do e-mail msolardosmellos@gmail.com ou telefone (22) 2759-5049. Estes são os contatos para o agendamento da pesquisa monitorada. A diretora do Solar dos Mellos, Patrícia Barboza, explica que, por serem livros raros, é necessário o uso luvas para seu manuseio e demais proteções devidas.

 “Em uma entrevista presencial, ou solicitação por telefone ou por e-mail, o pesquisador nos informa sobre o material que deseja consultar e sobre o tipo de pesquisa. Nós separamos e organizamos o material por assunto e ano. Depois, agendamos um dia para a pesquisa presencial.  O museu não possui uma biblioteca, sim um acervo bibliográfico com livros raros. Não faz empréstimo destes exemplares, nem mesmo para fotocópias”, esclarece.

 

No próximo sábado, às 19h30, haverá o lançamento do livro infantil ‘A Turma do Sirizinho’, de Paulo Santos, ilustrado pelo macaense Jimi Silva. Todos os eventos no museu têm entrada franca. O Solar dos Mellos, vinculado à Secretaria de Cultura, está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro da cidade.

 

Foto: João Barreto / Arquivo Secom