Em Petrópolis, Projeto Social Pequena Tribo abre inscrições para o semestre
Aulas têm início em março nos turnos da manhã e da tarde
Estão abertas as inscrições para o primeiro semestre de 2023 do projeto social Pequena Tribo. Com a volta das aulas nas escolas municipais de Petrópolis, a equipe do Pequena Tribo também reinicia suas atividades na Escola Municipal Odette Young Monteiro, no Bonfim, com a matrícula das crianças que vão participar do programa.
As aulas têm início depois do Carnaval, no dia 06 de março, e estão sendo oferecidas vagas para os turnos da manhã e da tarde. O Pequena Tribo é um programa extracurricular e oferece oficinas no contraturno escolar, visando incentivar e ampliar as potencialidades das crianças e fazendo com que elas conheçam a cultura e tradições dos povos originários, entre eles os índios brasileiros.
Neste semestre serão atendidas 40 crianças da comunidade do Bonfim, mas o idealizador do projeto, o professor de Vedanta Jonas Masetti, tem planos de ampliar a metodologia para outras escolas.
”Nosso projeto já foi validado aqui em Petrópolis e agora estamos em um processo de expansão. A intenção é que ele se multiplique já este ano a novas escolas no município, principalmente com o apoio da iniciativa privada, que também tenha essa visão de enfoque na qualidade da educação das nossas crianças para o progresso da civilização humana”, contou Masetti.
O Pequeno Tribo conta com um programa pedagógico de excelência, elaborado por profissionais altamente qualificados na área da pedagogia, em que todas as atividades são lúdicas e sensoriais e desenvolvidas a partir da contação de histórias de alguma cultura ou tradição.
Meninos e meninas têm oficinas de música, dança, artes, conscientização ambiental, fortalecimento da autoestima, promoção da saúde, respiração consciente, e outros temas que exploram todos os sentidos e a expressão das crianças, trazendo à tona suas potencialidades.
A proposta também é trabalhar a amabilidade das crianças através do respeito, da confiança e da empatia; promover nos pequenos interesse artístico, imaginação criativa e curiosidade por aprender; desenvolver neles foco, determinação, organização, responsabilidade e persistência; incentivá-los a se relacionarem, a se expressarem e defender suas opiniões, necessidades e pensamentos; além de desenvolver nas crianças resiliência emocional, ou seja, que elas sejam capazes de administrar e lidar com frustrações e outros sentimentos não desejados.
“Colhemos frutos importantes no semestre passado. Conseguimos trabalhar as questões socioemocionais nas crianças. Na prática, elas passaram a se expressar melhor, a brincar com mais fluidez e a interagir com os outros e com suas próprias emoções de forma mais eficiente. O resultado foi incrível! E agora vai ser ainda mais transformador. Queremos agradecer a parceria por mais esse semestre com a Prefeitura de Petrópolis por meio da Secretaria de Educação e a acolhida da direção da Escola Municipal Odette Fonseca”, finalizou Rodrigo Ribas, coordenador do Pequena Tribo.
Foto: divulgação