Rio de JaneiroÚltimas notícias

Encontro de gestantes promovido pela Assistência Social de Mesquita 

Periodicamente, pasta promove ações assistidas pelos seis Centros de Referência em Assistência Social, dando suporte às grávidas da cidade

A gravidez é o momento em que a mulher passa por novas experiências. Pensando nisso, a Subsecretaria Municipal de Assistência Social organiza, mensalmente, encontros para as gestantes assistidas pelos profissionais da pasta.

Recentemente, o CRAS Santo Elias recebeu essas mulheres para um bate-papo. No local, elas puderam trocar relatos e tirar dúvidas. Isso porque uma equipe multiprofissional das clínicas da família Banco de Areia e Jacutinga estava presente. A ocasião também foi marcada pela entrega de fotos de um ensaio fotográfico que foi realizado com algumas delas em outubro.

A iniciativa já acontece nos seis Centros de Referência em Assistência Social, onde cada mulher é assistida de acordo com o seu território. Mas, desta vez, a equipe reuniu as participantes dos encontros em um só local para que a troca de experiências fosse ainda mais ampla. Para Sildivânia Souza, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, esse é o momento de reforçar a importância de participar e estar próximo dos equipamentos públicos.

“Cada gravidez é única. Quando incentivamos essa troca entre elas, ampliamos uma rede de apoio que, às vezes, vai além de apenas palavras. Esse espaço é para que elas se sintam à vontade para expressar seus sentimentos, suas dúvidas e até mesmo suas demandas”, explica Sildivânia.

No bate-papo, foram abordadas questões relacionadas ao pré-natal e à caderneta de vacinação. Durante a manhã, elas puderam esclarecer dúvidas com as profissionais de saúde, além de informações sobre as oportunidades ofertadas nos equipamentos da Assistência Social, como o Espaço da Mulher Mesquitense e as oficinas realizadas pelos próprios CRAS. Além disso, o momento ainda foi marcado pela música. A canção “Anunciação”, de Alceu Valença, levou muita emoção às mamães.

“São nesses encontros que acompanhamos, de perto, as necessidades dessas mulheres. Para nós, é a oportunidade de ouvi-las e, assim, preparar as próximas reuniões de acordo com aquilo que elas querem aprender ou vivenciar. Como dezembro é um mês agitado, devido às festas de final de ano, o próximo encontro será no dia 18 de janeiro”, reforça Nara Lucena, subsecretária municipal de Assistência Social.

A ocasião contou com a presença de Loan Cavalcante, coordenador da Proteção Social Básica, e Aline Lacerda, que atua como coordenadora da Proteção Social Especial. Os profissionais estenderam o apoio e reforçaram a importância da permanência dessas mulheres dentro dos equipamentos.

Foto: divulgação