Equoterapia com vagas abertas para moradores de Mangaratiba

Terapia é realizada gratuitamente na área do Horto Municipal

O projeto que oferece equoterapia para moradores de Mangaratiba com necessidades especiais está com vagas abertas. A iniciativa, que é uma realização da Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com a Vale e a ANDE Brasil (Associação Nacional de Equoterapia), funciona na área do Horto Municipal e atende gratuitamente pessoas que tenham acima de três anos.

A equoterapia, ou terapia assistida por cavalos, é um método terapêutico de alta qualidade e segurança que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar e estimula o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. O método beneficia a função motora, o equilíbrio, habilidades sociais, cognitivas e sensoriais, entre outros. Este tipo de terapia é indicado para pessoas com diversos tipos de comprometimentos motores, mentais, emocionais e de comportamento.

Em Mangaratiba, o projeto de equoterapia desenvolvido no Horto Municipal funciona duas vezes por semana (terças e quintas), tem capacidade para 40 pessoas e conta com uma equipe multidisciplinar formada por equitador, psicólogo e fisioterapeuta. O coordenador do projeto, Pedro Montenegro, explica que o método pode garantir uma mudança significativa na vida dos assistidos.

“A equoterapia é uma terapia complementar que pode mudar a qualidade de vida de quem tem necessidades especiais ou determinados tipos de sequela. Com a ajuda do cavalo, realizamos estímulos e atividades individualizadas que melhoram o equilíbrio, a interação, o controle emocional, entre outros fatores. Além disso, nossa equipe acompanha a evolução de cada paciente, faz avaliações semanais e assim, garante um tratamento personalizado e adequado para a necessidade de cada um. É transformador!”, explica.

Adir Couto, mãe da jovem Luizi, que tem síndrome de down, e foi a primeira aluna do projeto, conta sobre a evolução da filha.

“Não conheço uma terapia tão completa quanto a equoterapia. Minha filha tinha problemas de equilíbrio, agora ela dança, sobe e desce do cavalo sozinha e está mais independente. Essa terapia também melhorou a auto estima dela e a interação com as outras pessoas. É incrível ver a alegria da Luizi quando está com o cavalo. Só tenho referências positivas para dizer”, finalizou.

Como participar?

Para se inscrever na equoterapia é necessário possuir o laudo médico com indicação para equoterapia e residir em Mangaratiba.  Com o laudo médico em mãos, os interessados devem procurar a sede da Secretaria de Agricultura e Pesca, na Rua Domingos Januzzi – centro/Mangaratiba (ao lado do Itaú), e apresentar RG, CPF e comprovante de residência dos responsáveis e RG ou certidão de nascimento de quem irá participar. Após preenchida, a ficha de inscrição é encaminhada para a coordenação do projeto, que faz a convocação dos selecionados.

 

Fotos: JUNIOR PINHEIRO