Escolas municipais de Angra dos Reis promovem atividades em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil
Angra dos Reis realizou nesta terça-feira (18) em diversas escolas da rede pública de ensino atividades em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil. Alunos e professores se divertiram juntos e aprenderam um pouco mais sobre a história da literatura infantil brasileira, que tem como patrono o escritor Monteiro Lobato.
Na Escola Municipal José Américo Lomeu Bastos, localizada no Morro do Abel, as crianças aproveitaram o dia para realizar uma série de leituras de seus livros e gibis favoritos. A escola conta com horários diários específicos para a prática da leitura, o que é considerado essencial para o desenvolvimento da comunicação das crianças de forma rica e prazerosa.
Além disso, a escola possui um corredor literário com diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e portas confeccionadas com artes gráficas de grandes autores da literatura infantil brasileira, como Monteiro Lobato, Maurício de Souza, Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado e Manoel de Barros. O objetivo do corredor é estimular o desenvolvimento da aprendizagem, da leitura e da escrita de forma lúdica.
Na Escola Municipal Zita de Oliveira, localizada na Sapinhatuba III, cada turma iniciou um conjunto de atividades com obras da escritora Ana Maria Machado. As práticas acontecerão até o dia 28, quando será realizado um café literário com a exposição dos trabalhos feitos pelos alunos.
Já na Escola Municipal Alberto Torres, na Ilha da Gipóia, os alunos confeccionaram caixas de textos com diferentes gêneros literários. Com os alunos do pré-escolar, foi realizada uma atividade de confecção de livros de pano com sobras de tecido.
No CETI Escola Municipal Maria Hercília C. de Castro, localizada na Vila Velha, foi realizado um amigo secreto com troca de livros usados.
A diretora da Escola Municipal José Américo Lomeu Bastos, Carmen Calheiro, ressalta a importância da leitura na vida das crianças: “Graças à leitura, nossas crianças estão morando em vários castelos com histórias incríveis e fundamentais para o desenvolvimento de uma educação de qualidade”.