DestaqueSul e Costa VerdeÚltimas notícias

Estudantes da escola municipal de Volta Redonda brilham na olímpiada de restauração de ecossistemas

Alunos da Escola Municipal Espírito Santo, situada no bairro Santo Agostinho de Volta Redonda, alcançaram a primeira posição na categoria Comissão Julgadora na Olímpiada Brasileira de Restauração de Ecossistemas. Esta competição colaborativa é promovida pelo WWF-Brasil, uma ONG brasileira que há 26 anos trabalha em conjunto no combate à degradação socioambiental. A competição é organizada pela associação Quero na Escola, em sintonia com o movimento global coordenado pela ONU para a Restauração de Ecossistemas (2021-2030).

O feito foi resultado de um plano de ação multidisciplinar, que incluiu atividades de vivências ecológicas na sede do Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba, em Valença, com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica. Além disso, a escola participou da campanha #jogaatampinha, no projeto Tampet Sul Fluminense, que tem como objetivo incentivar a responsabilidade compartilhada de toda a população na redução da poluição plástica, promovendo a economia circular e a economia de recursos naturais em prol da sustentabilidade.

O projeto também destacou a importância do Rio Paraíba do Sul e seus serviços ecossistêmicos, ressaltando a existência do Cágado do Paraíba, uma espécie endêmica ameaçada de extinção que só habita algumas regiões do estado do Rio.

Agora, o grupo composto por cinco estudantes, com idades entre 12 e 15 anos e orientados pelo professor Bruno Santos, terá a oportunidade de viajar para a região Centro-Oeste no próximo mês como parte do prêmio. Eles visitarão a sede do WWF-Brasil em Brasília (DF) e participarão de atividades de restauração de ecossistemas em um projeto na Chapada dos Veadeiros (Goiás).

O professor, membro do Promea (Programa Municipal de Educação Ambiental), expressou sua satisfação com o prêmio e enfatizou o aprendizado dos estudantes, lembrando que atividades como essas são cruciais para a restauração do meio ambiente na região.

“Sinto-me muito feliz em poder contribuir diretamente na formação de nossos alunos e, com apoio do gestor do Revismep (Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba), Ricardo Wagner, e toda a equipe da Unidade de Conservação, possibilitar propor atividades restauradoras em nosso bioma de Mata Atlântica. As vivências ecológicas desenvolvidas possibilitaram despertar o protagonismo dos alunos e estimularam a integração, a coletividade e constante busca pelo saber; potencializaram o aprendizado dos alunos e permitiram diversas experiências para além daquelas vivenciadas no ambiente escolar”, afirmou Bruno Santos.

O secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré, destacou a alegria com o resultado conquistado e parabenizou os envolvidos. “É um momento de muita alegria para todos nós. A educação transforma. Ela muda a vida de uma pessoa, de uma família, muda uma sociedade. Parabenizo ao professor Bruno, aos alunos e a todos da Escola Municipal Espírito Santo, estamos muito contentes com esse resultado”, disse Sodré.