Estudantes destaques do simulado municipal de Volta Redonda serão premiados com passeio cultural
A busca incessante por incentivar os alunos a se dedicarem aos estudos é uma missão prioritária da Secretaria Municipal de Educação (SME) em Volta Redonda. Nesse sentido, a SME tem implementado estratégias para tornar o ensino público cada vez mais atrativo e estimulante. Uma dessas estratégias brilhou recentemente: alunos que se destacaram no primeiro simulado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado em junho nas escolas municipais, terão a oportunidade de uma experiência cultural enriquecedora. Esses jovens talentos irão embarcar em uma viagem educativa, no final deste mês, rumo ao Jardim Botânico e Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O objetivo por trás dessa iniciativa é incentivar os alunos a se prepararem para as provas, que serão realizadas entre 23 de outubro e 10 de novembro deste ano em todo o país.
No total, 86 estudantes brilhantes (60 dos Anos Iniciais e 26 dos Anos Finais do Ensino Fundamental) que obtiveram as mais altas notas em suas respectivas escolas, foram selecionados para essa recompensa educacional. O anúncio da empolgante viagem foi realizado na última sexta-feira (18), no Colégio João XXIII, durante um evento de premiação voltado para os Anos Iniciais. A notícia trouxe sorrisos e entusiasmo tanto para os alunos quanto para os professores, além de ecoar positivamente no secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré.
“Nosso objetivo é valorizar e ressaltar a importância do estudo. Afinal, esses alunos que se destacam nas avaliações de hoje serão os formadores de amanhã – nossos futuros professores, engenheiros, médicos. Eles são a promessa de um futuro brilhante. Quem sabe entre eles não está o futuro prefeito ou até mesmo o presidente do país?!”, enfatizou Sodré. Desde que assumiu o comando da SME em fevereiro deste ano, ele tem buscado incessantemente aprimorar o ambiente escolar e reforçar sua valorização.
“Estamos muito otimistas de que no próximo simulado, agendado para 22 de setembro, teremos uma participação ainda mais expressiva de alunos, e que muitos deles possam obter notas máximas, o que nos permitirá expandir essa oportunidade para mais do que os atuais 86 estudantes. Tenho plena confiança de que, no dia 31, proporcionaremos uma jornada inesquecível para muitos deles, e nosso desejo é que um número cada vez maior de alunos possa vivenciar essa experiência enriquecedora por meio do estudo. A educação possui um poder transformador singular – ela molda vidas individuais, famílias e, no âmbito mais amplo, molda uma sociedade”, ressaltou com convicção.