Expo Macaé 2023 fortalece o setor agro e celebra 210 anos da cidade
A Expo Macaé 2023 chegou ao seu encerramento no último domingo (30), deixando um legado de sucesso para o setor agropecuário e oferecendo uma extensa programação de entretenimento para toda a população. Realizado de 26 a 30 de julho, em comemoração aos 210 anos da cidade, o evento reuniu leilões, concurso leiteiro, competições equestres e espaço para o produtor rural no Parque de Exposições Latiff Mussi.
O Secretário de Agroeconomia, Dudu Jardim, destaca o impacto positivo da Expo Macaé no fortalecimento do setor agro e ressalta o empenho do governo municipal em atender as demandas e necessidades dos produtores. “Vimos os produtores de diferentes áreas se sentindo muito prestigiados. O respeito com que a administração pública vem tratando os atores que atuam nessa atividade econômica é um impulsionador para o alcance de números expressivos com os obtidos na Exposição Agropecuária e consolidam o potencial gigantesco de Macaé no agronegócio”, destacou.
A realização do leilão de criadores foi um sucesso, com a comercialização de 660 animais e a participação de cerca de 80 pecuaristas de Macaé e região. Dudu Jardim enfatiza o investimento na infraestrutura do Parque de Exposições para proporcionar um ambiente adequado ao evento. “O tatersal do leilão de gado foi reformado, o espaço climatizado, além da colocação de piso frio, isso demonstra o carinho da Prefeitura em aprimorar cada vez mais a infraestrutura do Parque. Essa retomada da comercialização do gado de corte é muito importante para Macaé e aquece todo um setor. Os participantes deste leilão já estão marcando um novo para daqui a 90 dias, com o envolvimento de 1000 animais”, ressaltou.
A Expo Macaé também contou com a participação de órgãos governamentais, como a Emater, Pesagro e Defesa Sanitária, reforçando a relevância do evento para o setor agropecuário. Além disso, empresas do ramo do agronegócio marcaram presença, levando maquinários e implementos agrícolas, o que demonstra o prestígio e o alcance da Expo Macaé.
Os produtores rurais tiveram espaço garantido no Galpão da Agricultura Familiar, onde puderam comercializar produtos como verduras, mel e itens artesanais, contribuindo para o fortalecimento da economia solidária.
As competições equestres foram outro destaque da programação, atraindo os amantes dos esportes equestres. “No laço campista contamos com a participação de mais de 150 lançadores; tivemos ainda o julgamento das raças Zebu Nelore e Tabapuã, com juízes renomados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Já no Campeonato de Marcha da Raça Campolina, foram expostos 100 animais de criadores da mais alta performance”, detalha o Secretário de Agroeconomia.