Exposição sobre Mercedes Baptista e espetáculo contra a homofobia no Teatro Firjan SESI Campos

O espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” que aborda a homofobia na sociedade moderna de forma contundente, através de três solos curtos que colocam em pauta questões relevantes relacionadas à homossexualidade, ao preconceito e à comunidade LGBT. A peça, que já recebeu quase 20 premiações Brasil afora, está em cartaz no Teatro Firjan SESI Campos no próximo sábado (29/4).

Interpretados por Leonardo Netto, os textos fazem uma interlocução direta com o público, questionando o porquê da homossexualidade ser tão incômoda, maléfica e repugnante para alguns, e por que a orientação sexual de uma pessoa a transforma em um cidadão de segunda classe.

O autor aborda o tema por três instâncias distintas: a Escola, a Lei e o Estado. No primeiro solo, “O Homem de Uniforme Escolar”, o público assiste a uma aula de bullying homofóbico e conhece histórias reais de crianças e jovens que sofreram com o preconceito e a intolerância na escola.

Já em “O Homem com a Pedra na Mão”, o depoimento ficcional de um dos participantes da Revolta de Stonewall, ocorrida em junho de 1969 em Nova York, é utilizado como ponto de partida para contar a história da luta pelos direitos da comunidade LGBT. Por fim, em “O Homem no Congresso Nacional”, foram utilizadas falas e pronunciamentos do ex-deputado federal Jean Wyllys para criar o depoimento de um deputado gay e ativista na tribuna da Câmara.

Além do espetáculo, a Firjan SESI Campos também apresenta a exposição gratuita “Mercedes Baptista – O Poder da Mulher Negra na Dança”, que conta a trajetória da campista precursora do Balé e da Dança Agro no Brasil. Em parceria com o Museu Histórico de Campos, a exposição exibe cerca de 250 peças da campista que foi primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A exposição estará aberta até o dia 2 de junho e a Firjan SESI também irá promover visitas de estudantes de escolas públicas de Campos durante o período.