Faetec oferece mais de 30 mMil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) abriu 30.793 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos, com oportunidades em Cabo Frio e Arraial do Cabo. Os interessados devem se inscrever até 14 de julho, e a seleção será feita por sorteio, marcado para 15 de julho.

Os cursos, com duração de 20 semanas, são oferecidos em 98 unidades da Rede Faetec em todo o Estado. As áreas incluem moda, beleza, gastronomia, informática, idiomas, saúde, indústria e serviços. As matrículas ocorrem de 24 a 26 de julho.

“Esses cursos são uma excelente oportunidade para quem deseja aumentar seus conhecimentos ou adquirir mais técnica para o mercado de trabalho. Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, onde a qualificação profissional pode ser um diferencial determinante para a conquista de uma vaga de emprego”, comenta Caroline Alves, presidente da Faetec.

Os candidatos podem escolher até duas opções de cursos em uma única inscrição, sem possibilidade de alteração após o envio. Entre as opções estão:

– Inglês Iniciante
– Operador de Computador
– Confeiteiro
– Bartender
– Cuidador de Idoso
– Instalador e Reparador de Ar Condicionado tipo Split
– Assistente Administrativo
– Montador e Reparador de Computadores
– Preparação Corporal para Atores
– Conversação em Língua Francesa
– Maquiador
– Trancista
– Assistente de Logística
– Assistente de Recursos Humanos

Em parceria com a Fundação Laço Rosa, há 40 vagas para o curso de Perucaria e 40 para o curso Ponto a Ponto – Costura e Economia Circular na unidade de Ipanema, Zona Sul do Rio. A idade mínima para o curso de perucaria é 16 anos, e para costura, 18 anos.

Os interessados devem ter a partir de 15 anos, podendo ter Ensino Fundamental incompleto, dependendo do curso. Menores de idade precisam estar acompanhados por um responsável legal. As aulas estão previstas para começar em 29 de julho. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site [www.faetec.rj.gov.br](http://www.faetec.rj.gov.br).

As matrículas devem ser realizadas de 16 a 22 de julho na unidade para a qual o candidato se inscreveu. Documentos necessários incluem carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, conforme o pré-requisito do curso.

Vagas exclusivas para mulheres

Em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, 1.671 vagas serão reservadas para mulheres vítimas de violência doméstica, representando 5% do total oferecido. As interessadas devem ser encaminhadas pela Secretaria, apresentando o formulário de encaminhamento para efetivar a matrícula.