Falta de cacina Bivalente contra COVID-19 preocupa autoridades de saúde de Petrópolis

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis está emitindo um alerta sobre a iminente escassez de doses da vacina bivalente contra a COVID-19 nas salas de imunização da cidade. A irregularidade no abastecimento do imunizante, comunicada pela Secretaria de Estado de Saúde, é apontada como a causa do problema, sendo atribuída à escassez de fornecimento pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a resposta da Secretaria de Estado de Saúde a um e-mail enviado pela Divisão de Imunização da Secretaria Municipal, o laboratório Pfizer, encarregado da produção das vacinas bivalentes para adultos, está enfrentando dificuldades no fornecimento, o que tem impactado diretamente a distribuição para os municípios. Não há uma previsão clara para a chegada de novas remessas.

O prefeito Rubens Bomtempo enfatizou o compromisso da Prefeitura em assegurar a imunização da população, afirmando que estão sendo realizados esforços para resolver essa questão o mais rapidamente possível.

A situação se agrava com a irregularidade no fornecimento da vacina Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos, que também enfrenta dificuldades de abastecimento, embora continue sendo entregue em volumes reduzidos.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, demonstrou preocupação com a situação e salientou que o município tem feito sua parte ao solicitar regularmente novas remessas de vacinas. “Estamos em constante contato com a Secretaria de Estado de Saúde e temos cobrado a regularização da entrega dos imunizantes. A última solicitação realizada pela Divisão de Imunização, inclusive, aconteceu na segunda-feira (08)”, afirmou Curvelo.