Feira de Adoção Animal acontece neste sábado, na Nova Macaé

Encontrar um lar para um doguinho ou gatinho. Com esta proposta, neste sábado, vai acontecer a Feira de Adoção de Animais, ao lado das 10h às  16h, na  Associação de Moradores de Nova Macaé.

Serão disponibilizados cães e gatos, adultos e filhotes. A programação, que promete atrair um público apaixonado e consciente do zelo com o animal, é  uma iniciativa da Associação Protetora dos Animais ARCA,  ONG  cadastrada  no município. A feira conta com apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Subsecretaria Adjunta de Proteção Animal.

A programação contará ainda com reforço das equipes da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) e da Comissão de Educação e Informação em Saúde (Ceis), ligadas à Secretaria de Saúde Municipal, que vão levar orientação a respeito de zoonoses e seus agravantes, com destaque a esporotricose e raiva.

O interessado em ser tutor e adotar um animal na Feira deve seguir critérios. É necessário preencher a ficha de adoção responsável com dados pessoais completos, como: endereço, CPF, RG e telefone de contato, para que seja feito o atendimento posterior à adoção. É necessário ser maior de 18 anos mas, em caso de menores, os responsáveis assinam o termo. Também é necessário assinar  um termo de responsabilidade após o adotante preencher os requisitos através de uma entrevista. Há uma prazo de até 45 dias de adaptação.

Para a adoção, todos os cuidados são priorizados. Os animais disponibilizados, se adultos, por exemplo, já estão castrados e vacinados. O subsecretário de Proteção Animal, Luan Campos, pontuou que a proposta da pasta é  ampliar as feiras deste tipo, bem como se colocar à disposição das demais iniciativas no município.

 “A adoção é muito importante para a política pública que envolve a nossa temática animal, em que o envolvimento da população é fundamental para que as adoções se concretizem. Consideramos  muito proveitosa essa soma de forças através da iniciativa da ARCA e do apoio da associação de moradores. A adoção reduz, significativamente, animais em situação de rua, regula a população e ressignifica a vida destes animais com a garantia de tutores responsáveis que irão ofertar, além de um lar, uma vida com todos os cuidados necessários, garantindo mais dignidade e segurança. Entretanto, é um ato que deve ser realizado com consciência e preparo necessários para assumir o animal”, finaliza.

A Subsecretaria Adjunta de Proteção Animal está ligada à Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal.