Feriados de abril movimentam o comércio de Petrópolis com expectativa de alta no turismo
O mês de abril deve aquecer o comércio de Petrópolis, com uma sequência de feriados que promete atrair turistas e gerar novas oportunidades de vendas. A Sexta-Feira Santa (19), o Dia de Tiradentes (21) e o Dia de São Jorge (23) compõem um período de feriado prolongado, impulsionado ainda mais pelo ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado para o dia 22 de abril, segunda-feira. A decisão foi publicada no Diário Oficial em 1º de abril e abre uma janela estratégica para o setor comercial da cidade.
A abertura das lojas será facultativa, e muitos empresários devem optar por funcionar para aproveitar o aumento no fluxo de visitantes. O presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini, recomenda que o comércio aproveite esse momento. “Vale a pena abrir os negócios, aproveitando o maior número de turistas na cidade. Petrópolis é conhecida por oferecer uma experiência de compra diferenciada, com um público fiel que valoriza as marcas locais. Isso fortalece não só o comércio, mas também os setores de hotelaria, gastronomia e serviços”, destacou.
Para quem deseja abrir durante os feriados, o termo de homologação deve ser emitido no site do Sicomércio Petrópolis. O documento precisa ser entregue em três vias, primeiramente no sindicato patronal, localizado na Rua Irmãos D’Ângelo, e depois no Sindicato dos Empregados do Comércio de Petrópolis. A Convenção Coletiva de Trabalho de 2024 exige que essa homologação seja feita com pelo menos 10 dias de antecedência, estabelecendo o prazo final em 17 de abril.
Vale lembrar que o ponto facultativo vale apenas para órgãos públicos da administração estadual, incluindo autarquias e fundações, com exceção dos serviços essenciais, como saúde e segurança.
Com a expectativa de um público diversificado e com tempo livre para explorar as atrações da cidade, o comércio petropolitano se prepara para aproveitar ao máximo o feriadão. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (24) 2237-0806 ou (24) 98865-2001.