Festa de confraternização dos CAPS é realizada no Corredor Cultural
Centro de Atenção Psicossocial encerrara as atividades do ano de 2022 com dança, capoeira, arte e música
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa realizou na manhã recente, no Corredor Cultural, o encerramento das atividades do Centro de Atenção Psicossocial CAPS Estação Mental neste ano de 2022.
A confraternização contou com pacientes, funcionários e professores, que se divertiram com dança, capoeira, arte e música. Os locais oferecem reabilitação psicossocial e procuram incentivar a socialização de pacientes atendidos na unidade.
A psicóloga Vivian Fonseca ressaltou que hoje é o encerramento das atividades da Estação Mental, que foram importante este ano para o tratamento de adultos que sofrem de transtornos mentais.
A coordenadora do CAPS, Nairá Antunes, também comentou sobre o benefício da inclusão social. “Hoje no encerramento das atividades formamos grupos de dança, capoeira, arte e música. É importante socializar esses pacientes para que eles possam frequentar espaços parecidos futuramente, sem a nossa presença.
O professor de Educação Física, Luís Antônio Miranda, esclareceu a necessidade da dança em forma de Arte para os pacientes em tratamento. “A dança é importante, pois libera a endorfina. Esse hormônio colabora com a alegria e a socialização. O objetivo da dança é a inclusão social de todos”, explicou.
Leandro Torturella, professor de Artes, explicou a funcionalidade dos trabalhos artísticos para os atendidos nas unidades do CAPS. “A arte transforma e revitaliza a maneira que enxergamos a vida. É importante os pacientes poderem ter esse contato e conseguirem sentir o que é ser um artista. A liberdade que proporciona apresenta outras formas para o desenvolvimento deles”.