Festas de fim de ano exigem cuidados redobrados com a saúde da visão

Já estamos todos em clima de festas. Muito provavelmente, nos últimos dias, as discussões familiares têm sido em torno das opções para celebrar a chegada de um novo ano. Mas você sabia que alguns hábitos comuns nestas comemorações podem acabar tornando a celebração em um grande problema para a saúde?

Pensando nisso, a Drª Ana Luísa Aleixo, oftalmologista responsável pela Oftalmo Clinica de Petrópolis e pesquisadora da Fiocruz, traz algumas dicas para que não haja intercorrências e os momentos de alegria sejam vividos com total tranquilidade.

Dentre os principais tópicos destacados pela médica estão a atenção redobrada à soltura de fogos de artifício e rolhas de espumantes. “Não é incomum vermos pacientes com o rosto e as córneas queimadas por fogos de artifício e traumas contusos com rolhas arremessadas pela pressão do gás do champanhe ou espumante. Isso pode gerar danos gravíssimos à visão dessa pessoa, por isso é melhor ter prudência. Observe sempre ao abrir as garrafas e se possível, evite utilizar os itens que podem causar queimaduras”, explica.

Outro ponto observado pela especialista são as lentes de contato. “Em caso de pessoas que vão passar o período aproveitando férias na praia, é importante não abrir os olhos embaixo d’água, para evitar perder o acessório e evitar contaminações. Não é recomendado também dormir com as lentes, já que isso aumenta em até 8x o risco de infecções na córnea”, detalha a oftalmologista.

A especialista atenta para a moderação no consumo de bebidas alcóolicas, que na maior parte das vezes, acabam gerando os principais problemas. “Grande parte destes acidentes envolve o excesso de álcool que acaba fazendo com que as pessoas negligenciem os riscos e às vezes nem se lembrem do impacto futuro que isso pode trazer. E neste caso o seu corpo agradece. Não deixe que alguns dias ou noites de festas tragam prejuízos por toda a vida”, pontua Ana Luísa.

Foto: divulgação