Firjan destaca desafios e oportunidades para micro e pequenas empresas em licitações públicas

A pesquisa “Mapeamento de Compras Públicas dos 92 municípios fluminenses”, realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), revelou que a maioria das micro e pequenas empresas do estado não participa das licitações públicas. Entre os desafios identificados pelos empresários estão o desconhecimento do processo licitatório, prazos curtos entre a publicidade dos editais e a entrega de documentos, além do temor pela demora ou ausência no pagamento dos serviços contratados.

Para esclarecer e capacitar os micro e pequenos empresários sobre a participação nessas licitações, a Firjan planeja realizar ao longo de 2024 uma série de apresentações em todo o estado. Segundo Felipe Meier, presidente do Conselho Empresarial de Competitividade da Firjan, há uma demanda por capacitação nessa área, uma vez que muitos empresários enfrentam dificuldades devido à falta de conhecimento dos processos e prazos estipulados.

Júlia Nicolau, coordenadora de Análise e Suporte à Competitividade Empresarial da federação, destaca que o mercado fluminense oferece oportunidades significativas, estimado em R$ 8 bilhões por ano em licitações do governo estadual e das prefeituras. A Firjan visa disseminar conhecimento sobre este mercado, legislação e processos por meio do programa Firjan da Pequena Empresa, organizando apresentações pelo interior do estado para beneficiar os empresários locais.

Apesar de serem responsáveis por grande parte dos estabelecimentos e empregos no Rio de Janeiro, apenas 23,9% das empresas ouvidas na pesquisa já participaram de concorrências para compras públicas. A complexidade do processo licitatório é um fator relevante, pois 77,5% dos participantes da pesquisa manifestaram interesse em capacitação voltada para editais em Compras Públicas, abordando desde o acompanhamento do processo licitatório até a estratégia de formação de preços e elaboração de propostas.

Júlia Nicolau ressalta a dificuldade enfrentada pelas empresas de menor porte, que muitas vezes carecem de um departamento específico para atender às exigências das licitações. Ela destaca que a Firjan tem realizado o mapeamento das Compras Públicas dos 92 municípios e do governo estadual desde 2022, informando semanalmente sobre as oportunidades de negócios para a indústria.