Firjan reúne profissionais e entidades para estimular obras nas regiões Norte e Noroeste Fluminense

Projeto Rio Construção busca elevar produtividade e competitividade da Construção Civil nas regiões e impulsionar a geração de empregos.

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) realizará encontros nas regiões Norte e Noroeste Fluminense para discutir sobre o setor da Construção Civil . O projeto “Rio Construção” tem como objetivo elevar a produtividade do setor e a competitividade das empresas, trazendo soluções inovadoras para desburocratizar e estimular o desenvolvimento de obras nas cidades. O primeiro encontro será em Campos, na próxima terça-feira (21), e o segundo em Itaperuna, na quarta-feira (22), ambos abertos ao público e com inscrições gratuitas.

O setor de Construção no Norte Fluminense foi o que mais gerou empregos em 2022, com um saldo positivo de 4.163 novos postos de trabalho. Macaé se destaca na região, acumulando saldos positivos consecutivos desde agosto de 2020. Já na região Noroeste, foram 2.576 novas vagas em Construção no ano passado, com destaque para Itaperuna, que registrou 2.031 novas oportunidades apenas na atividade de Construção de Edifícios.

O presidente da Firjan Norte, Francisco Roberto de Siqueira, que também é presidente do Sindicato da Construção Civil do Norte Fluminense (Sinduscon-NF), destaca que a federação já conta com um Centro de Referência em Construção Civil, que reúne as últimas inovações do setor não só no país, como no mundo. A partir deste patamar, a Firjan busca compartilhar seu conhecimento com entidades públicas e privadas, trazendo programas e iniciativas que possam elevar ainda mais o desenvolvimento do setor e a geração de empregos em diversas frentes.

Entre as ações que serão apresentadas nos encontros, estão o “Licença 4.0”, iniciativa da Firjan que busca, junto às prefeituras, analisar e identificar oportunidades de melhoria nos processos de licenciamento de obras, e o “#RioConstruçãoBIM”, uma ação da Firjan SENAI que busca ofertar à Indústria e ao poder público soluções eficientes para o processo de implantação BIM.

Também serão apresentados o Centro de Referência em Construção Civil da Firjan SENAI SESI, o Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan SENAI, ações voltadas para a saúde e segurança do trabalhador, profissionais formados pela Firjan SENAI e um panorama do atual cenário econômico da região. Haverá ainda uma sessão para perguntas e respostas.