Greve: Profissionais da educação de Cabo Frio decidem por nova paralisação dia 09

Após a greve realizada na última quarta-feira (3), profissionais da educação de Cabo Frio se reuniram em uma assembleia on-line e decidiram promover uma nova paralisação de 24 horas na próxima terça-feira (9), exigindo a aplicação do reajuste do piso em todos os níveis da carreira e um reajuste salarial digno para todos os trabalhadores das escolas. O ato está programado para acontecer às 9h, em frente à Câmara Municipal.

A direção colegiada do Sepe Lagos comunicou aos participantes da assembleia sobre uma tentativa de negociação entre o sindicato e o prefeito da cidade, José Bonifácio (PDT). Durante o ato em frente à prefeitura na manhã anterior, a direção do sindicato afirma ter sido recebida apenas pelo chefe de gabinete, Mirinho Braga, que informou que Bonifácio não receberia a categoria devido a um vídeo divulgado pelo sindicato em resposta a um vídeo publicado nas redes sociais do prefeito, repleto de distorções e ameaças.

Mirinho Braga informou que o prefeito teria ficado ofendido pelo conteúdo do vídeo divulgado pelo sindicato. Ele também informou que a prefeitura enviaria no mesmo dia um Projeto de Lei (PL) para concretizar o reajuste salarial para alguns segmentos do magistério, conforme mencionado pelo prefeito no vídeo. Entretanto, para os demais servidores, não há previsão de reajuste. O chefe de gabinete teria mencionado que talvez Bonifácio discutiria uma possível recomposição para todos os servidores, mas não há garantias de qual seria esse índice, de quando ele seria concedido e nem se efetivamente ocorreria.

Mirinho também informou que outro PL, para criação de cargos referentes ao último concurso, foi enviado à Câmara no mesmo dia. Neste, constam as vagas que serão disponibilizadas para cada cargo.