Grupamento de ações com cães de Mangaratiba vai oferecer cinoterapia

 
Labrador de 7 meses, que é o novo integrante do GAC, atuará fazendo terapia socioeducativa com crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais


O Grupamento de Ações com Cães da Guarda Municipal de Mangaratiba (GAC) acaba de dar boas vindas para um novo integrante. Trata-se do filhote de labrador, Zuma, que chega para uma missão especial. O cão, de apenas sete meses, vai atuar fazendo um trabalho terapêutico e socioeducativo com crianças, idosos e pessoas com deficiência, através da Cinoterapia.

“O contato com o animal estimula as funções motoras, desenvolve a fala, melhora a sociabilização, aumenta a confiança e a autoestima, principalmente quando se trata de crianças. Por isso, trouxemos o Zuma para integrar a equipe GAC e auxiliar na introdução do método na cidade”, afirmou a Coordenadora do GAC, a GM Wanessa Abreu.

Vale destacar que o filhote vai receber instruções para atuar tanto na cinoterapia, como ShowDog, fazendo a demonstração de técnicas de adestramento. A previsão, é que após a conclusão dos treinamentos, a Escola Municipal de Educação Especial Emanuela Ribeiro de Souza seja a primeira unidade do município a contar com a terapia assistida por animais (cinoterapia).

Vale lembrar que o nome de Zuma foi escolhido por votos populares, através de uma enquete realizada na página oficial da Prefeitura no Instagram.

Sobre a Cinoterapia

A ‘Cinoterapia’ (ou TAA – Terapia Assistida por Animais) é uma técnica que utiliza cães no processo terapêutico para o tratamento de pacientes. O método é utilizado em conjunto com outros profissionais, como médicos, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.


O recurso, que já é utilizado em diversos países do mundo, garante que o tratamento ocorra de maneira leve, promovendo o bem-estar dos pacientes.

Fotos: Renan Vasconcellos