Grupos folclóricos mantêm viva a tradição germânica durante a Bauernfest em Petrópolis

A cada edição da Bauernfest, quem percorre as ruas e jardins do Palácio de Cristal se vê transportado ao século XIX. O clima de época é reforçado pelos trajes típicos, músicas, danças e pela dedicação de grupos folclóricos que há mais de três décadas preservam as tradições dos colonos alemães que chegaram a Petrópolis em 1845. O marco dessa trajetória foi a fundação do grupo Bergstadt, em 1990, pouco após a primeira edição da Festa do Colono Alemão. Atualmente, sete grupos integram a Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP), criada em 2000 com o propósito de fortalecer e divulgar a cultura germânica na cidade.

“A Bauernfest é um evento emblemático que nos permite reviver essa história e as tradições dos nossos antepassados. É emocionante ver a paixão e o empenho desses grupos folclóricos que fazem da cultura um elo com nossas raízes”, declarou o prefeito Hingo Hammes.

Durante a festa, as apresentações ocorrem principalmente no palco Koblenz, nos jardins do Palácio de Cristal, com danças tradicionais cuidadosamente pesquisadas e encenadas com fidelidade histórica. Cada detalhe é fruto de estudos sobre figurinos, trilhas sonoras e coreografias típicas das regiões germânicas, o que garante autenticidade e respeito às origens culturais dos primeiros imigrantes.

Para William da Silva Cardoso, presidente da AGFAP, os grupos desempenham um papel que vai além do entretenimento: “Mais do que apresentações artísticas, são espaços de memória, pertencimento e educação cultural. Eles formam as novas gerações, promovem o respeito à diversidade e reforçam a identidade da cidade.”

Conheça os grupos folclóricos que mantêm viva a tradição alemã em Petrópolis:

  • Bergstadt – Primeiro grupo folclórico da cidade, foi fundado em 1990. Com quatro categorias (infantil, juvenil, adulto e master), tem como missão o resgate fiel das tradições germânicas, com base em fontes históricas do Brasil e da Alemanha.
  • Bauerngruppe – Criado em 1991, seu nome significa “grupo camponês” e homenageia diretamente a Bauernfest. Já realizou mais de 1.300 apresentações em cinco estados brasileiros. Seus painéis cenográficos são uma marca registrada das apresentações.
  • Mosel Volkstanze – Fundado em novembro de 1991, leva o nome do rio Mosel, símbolo da cultura germânica europeia. Atua com categoria adulta e se destaca pela riqueza de seus trajes e repertório tradicional.
  • Rheinland Pfalz – Desde 1994 homenageia a região de origem dos primeiros colonos que participaram da construção de Petrópolis. O grupo se apresenta nas categorias infantil, juvenil e adulto.
  • Petrópolis Danças Folclóricas – Criado em 1996 com o diferencial de apresentar culturas de vários povos, além da germânica. Com espírito multicultural, encanta o público com suas apresentações vibrantes nas categorias infanto-juvenil e adulto.
  • Kaiserstadt Kulturkreis – Surgido em 1996, expandiu sua atuação para o teatro, por meio do Centro Cultural Cidade Imperial. Hoje conta com categorias infanto-juvenil e adulta e promove o resgate da cultura dos imigrantes alemães com criatividade.
  • Blumenberg Volkstanz – Fundado em 2001, é composto por integrantes de quatro a 60 anos e apresenta trajes originários do sul da Alemanha, da Áustria e da Pomerânia. Seu repertório inclui danças desafiadoras, como Schuhplattler e Landler.

Ao longo do ano, os grupos realizam mais de 100 apresentações pelo país, levando a tradição germânica de Petrópolis para além das montanhas da Serra. E na Bauernfest, coroam esse trabalho com beleza, emoção e respeito à memória de um povo que ajudou a construir a história da cidade.