Hemonúcleo de Barra Mansa alerta para estoque crítico de sangue e convoca doadores

O Hemonúcleo de Barra Mansa lançou um novo apelo à população para reforçar os estoques de sangue, especialmente diante da situação crítica do tipo AB Negativo. Outras tipagens como O Positivo, A, O e AB Negativos também apresentam níveis baixos, enquanto os tipos A, B e AB Positivos estão em situação considerada estável.

A coordenadora da unidade, Thaís Mendes, reforça que o gesto da doação é simples, seguro e pode salvar até quatro vidas com apenas uma coleta. “A doação permite que pacientes enfrentando cirurgias, tratamentos médicos complexos ou situações de emergência recebam transfusões essenciais para sua recuperação”, explicou.

Para doar, é necessário estar com a saúde em dia, pesar mais de 50 quilos, e ter entre 16 e 69 anos. Jovens menores de idade precisam apresentar autorização dos responsáveis e, no caso dos idosos, a primeira doação deve ter ocorrido antes dos 60 anos incompletos. Pessoas com tatuagens devem respeitar um intervalo de seis meses antes de doar e, nas 24 horas anteriores, não se deve ingerir bebidas alcoólicas.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, na sede do Hemonúcleo, localizado na Rua Pinto Ribeiro, nº 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro de Barra Mansa. Para mais informações, o telefone de contato é (24) 3512-0788.

O Hemonúcleo faz um chamado à solidariedade da população para garantir que os hospitais da região estejam sempre preparados para atender a quem mais precisa. Doe sangue. Salve vidas.