DestaqueRegião dos LagosÚltimas notícias

Iguaba Grande inicia capacitações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Iguaba Grande deu um passo decisivo em direção à melhoria da qualidade educacional ao lançar oficialmente o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em sua rede pública de ensino. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Professora Maria Lúcia de Oliveira Costa e reuniu professores, gestores, orientadores pedagógicos e representantes da Secretaria Municipal de Educação, marcando o início das atividades formativas do programa no município.

O CNCA, iniciativa do Governo Federal, tem como meta garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 3º ano do Ensino Fundamental I, promovendo o desenvolvimento essencial das habilidades de leitura e escrita. No Rio de Janeiro, o programa é implementado em parceria com as secretarias municipais, oferecendo trilhas formativas contínuas para professores do 1º ao 5º ano, diretores, orientadores e técnicos pedagógicos, buscando alinhar estratégias para ampliar os resultados na alfabetização.

Durante a cerimônia, a diretora de Educação de Iguaba Grande, Flávia Machado, abriu o evento, que contou com a participação de Danielle Corrêa, secretária de Educação de São Pedro da Aldeia e representante da Undime. Danielle destacou a importância do CNCA como um compromisso coletivo: “Garantir uma alfabetização sólida é a base para o sucesso de toda a trajetória escolar das crianças”.

Com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da região e o quinto maior do estado, Iguaba Grande reafirma seu compromisso com a excelência educacional. A secretária municipal de Educação, Camila Lessa, ressaltou que a formação contínua dos profissionais é essencial e que a alfabetização é uma responsabilidade compartilhada por toda a comunidade escolar. As trilhas formativas, conduzidas por educadores especializados, prometem impulsionar uma nova fase de avanços na alfabetização das crianças do município nas próximas semanas.