II fórum regional de educação em Macaé: por uma educação plural
A Secretaria de Educação de Macaé promove o aguardado II Fórum Regional de Educação nos dias 28 e 29 de agosto, na Câmara Municipal de Macaé. Com o tema “Por uma educação plural”, o evento é uma plataforma para a divulgação e compartilhamento de experiências bem-sucedidas entre os municípios, focando na inclusão. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do link: https://www.even3.com.br/forum-educacao-macae-por-uma-educacao-plural-373411/
O fórum busca ser um espaço de interação, promoção da qualidade da educação e discussão de propostas e ações que envolvem as redes educacionais dos municípios das regiões Norte, Noroeste e Lagos. A secretária de Educação, Leandra Lopes, enfatiza a relevância do evento, mencionando que serão abordados tópicos cruciais como diversidade racial, inclusão de pessoas com deficiência e inclusão digital.
A programação tem início às 9 horas do dia 28, com um acolhedor welcome coffee, seguido por uma mesa de abertura. A primeira palestra, intitulada “Políticas e práticas educacionais na perspectiva inclusiva: entre a luta e o direito”, será proferida pelo professor doutor Décio Nascimento Guimarães. Às 11 horas, o professor doutor Celso Sanchez abordará o tema “Diversidade e Ambiente”.
Após o intervalo do meio-dia, a tarde continua com a exploração de experiências bem-sucedidas dos municípios na inclusão de pessoas com deficiência. A professora Luemy Ávila discursará sobre “Tecnologia para uma Educação Plural” às 14h45, seguida por um coffee break às 15h15. O período vespertino se concentrará nas experiências dos municípios na área de tecnologia e será finalizado com o encerramento às 17 horas.
A manhã do dia 29 começa com um café da manhã e a palestra “Diversidade, diferença e direitos humanos: desafios urgentes na educação do século XXI”, conduzida por Jorge Luiz Rodrigues dos Santos. Em seguida, às 9h30min, serão compartilhadas experiências exitosas dos municípios na área da diversidade racial, seguido de um intervalo.
A tarde do segundo dia será enriquecida pela palestra “Um olhar anti-capacitista no paradigma social da educação inclusiva no ensino básico”, ministrada pela professora Cris Passinato. Às 15 horas, haverá um coffee break, seguido pelas últimas experiências dos municípios na área da inclusão de pessoas com deficiência às 15h15. O encerramento será marcado pela escolha da cidade-sede do próximo fórum, às 16h30. Participe desse encontro enriquecedor e ajude a construir uma educação mais plural e inclusiva! #FórumEducaçãoMacaé #EducaçãoPlural