Incêndio no casarão no centro histórico de Petrópolis mobiliza toda comunidade

Na última sexta-feira, um incêndio destruiu um casarão no Centro Histórico de Petrópolis, resultando na interdição de quatro lojas e paralisando a movimentada região. O fogo começou por volta das 9h em uma loja de eletrodomésticos, após um funcionário derrubar um botijão de gás enquanto esquentava água para fazer café. O incêndio se alastrou rapidamente, atingindo um consultório dentário e uma clínica de estética localizados no mesmo casarão. O incidente parou a cidade e uniu os moradores em uma corrente de solidariedade.

O proprietário da loja de eletrodomésticos, Everaldo Araújo da Silva, relatou ao g1 que o prejuízo foi grande, uma vez que o estabelecimento continha materiais inflamáveis e de alto valor. Além disso, o dono do consultório dentário afirmou ter cerca de R$ 500 mil em aparelhos no local e não possuir seguro.

Autoridades locais e entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL) estão mobilizando apoio aos comerciantes afetados pelo incêndio. A CDL Petrópolis se colocou à disposição para auxiliar na recuperação da área atingida e na revitalização dos negócios locais. Em um ato de solidariedade, um ex-proprietário de uma academia que também sofreu um incêndio há oito anos quer promover uma corrida de rua para ajudar os comerciantes que perderam tudo.

A área de vegetação próxima ao casarão, que está em uma zona de proteção ambiental, também foi atingida pelas chamas, mobilizando brigadistas do ICMBIO para conter o fogo. Além disso, o bairro do Caxambu sofreu um incêndio que se alastrou por quilômetros, mobilizando bombeiros, defesa civil e a população local.

A comunidade de Petrópolis está unida para superar os impactos do incêndio e reconstruir a vitalidade da Rua do Imperador. Esforços estão sendo coordenados para apoiar os comerciantes afetados e restaurar a área danificada, demonstrando a força e resiliência da população local.

Este trágico evento serviu para reforçar a solidariedade entre os moradores de Petrópolis, que se mobilizam para ajudar na recuperação dos prejuízos e na revitalização da região afetada.