Iniciado em Macaé o levantamento do índice rápido para o aedes aegypti (Liraa) de 2024

A cidade de Macaé, no Norte Fluminense, deu início ao primeiro Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (Liraa) de 2024 nesta segunda-feira (8).

As equipes da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) estão percorrendo todos os bairros da cidade para identificar, por meio de amostragem, a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Com um contingente de 120 agentes de endemias, aproximadamente seis mil imóveis distribuídos em 26 bairros serão vistoriados pela Cevas.

O Liraa tem como objetivo avaliar o índice de infestação predial (IIP) da cidade, bem como a infestação por tipo de depósito, identificando o risco de ocorrência de uma epidemia.

“Com base nos resultados do levantamento, poderemos elaborar um boletim que nos ajudará a ajustar, expandir, manter ou criar mais estratégias de combate ao vetor”, destacou o coordenador da Cevas, Luan Campos.

Campos ressaltou a importância da colaboração da população durante a ação dos agentes, enfatizando que a única forma de prevenir a dengue é eliminando os criadouros do mosquito.

“É crucial que as pessoas recebam bem os agentes, devidamente identificados. Em caso de dúvida, o contato com o órgão pode ser feito através do 0800-022-6461”, frisou.

O supervisor geral da Cevas, Marcelino Rocha, explicou que os agentes inspecionarão locais propensos a acumular água, identificando potenciais focos do mosquito.

“Quando os agentes encontram um foco, realizam uma amostragem que é encaminhada para análise laboratorial. Se for confirmada a presença do Aedes aegypti, esse dado é integrado ao índice de infestação. Além disso, ao coletar a amostra, o agente elimina o objeto ou faz o tratamento do local”, esclareceu.

Contatos da Cevas

Para solicitações e denúncias, a população pode contatar a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, localizada à Rua Tenente Coronel Amado, 225, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br. Também é possível contatar pelo Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461.