Iniciativa conjunta promove medidas de combate à insegurança alimentar em Teresópolis

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em conjunto com a Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público e representantes da sociedade civil organizada, realizaram uma reunião na tarde da última quarta-feira (19) para discutir medidas de combate à insegurança alimentar no município. A reunião contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social, Eliane de Moraes Leite, do Secretário de Governo Lucas Pacheco, que representou o prefeito Vinícius Claussen, e de empresários locais.

O objetivo era definir as diretrizes a serem adotadas em conjunto com a iniciativa privada para sanar o problema da insegurança alimentar no município. Durante a reunião, foram alinhadas medidas a serem tomadas para garantir que as doações de alimentos cheguem efetivamente às pessoas em situação de vulnerabilidade que não conseguem acessar os equipamentos de combate à fome da Prefeitura de Teresópolis.

Entre esses equipamentos estão o Café e o Sopa Popular, que oferecem café da manhã completo por um preço simbólico de R$ 1 e jantar gratuito para toda a população de segunda a sexta-feira. Além disso, ficou acordado que o grupo se reunirá a cada 2 meses para manter as informações atualizadas.

“A Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público identificou a vulnerabilidade diante da situação atual de insegurança alimentar nas comunidades, e vai dar o respaldo institucional a essa parceria entre o poder público e a sociedade civil”, afirmou o titular da Promotoria de Tutela Coletiva, Rafael Lemos de Souza.