Inscrições abertas para bolsas de monitoria universitária em Niterói

A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura de Niterói estão com inscrições abertas para o Programa de Alfabetização, Leitura e Autoria para Valorização e Recomposição das Aprendizagens, o P.A.L.A.V.R.A. Destinado a estudantes de graduação, doutorado e pós-doutorado, o programa oferece 258 bolsas de estudos pagas pela Prefeitura, em parceria com a UFF, por meio da Fundação Euclides da Cunha (FEC). Essas bolsas são para atuar como monitores na Rede Municipal de Educação de Niterói, auxiliando os professores.

Os bolsistas serão responsáveis por atividades pedagógicas e artístico-culturais, visando unir teoria e prática de forma inovadora. Com uma jornada de 20 horas semanais, eles vão atuar junto às crianças, estudantes e famílias da Rede Municipal de Educação de 15 de março de 2024 a 15 de outubro de 2025. O objetivo é promover a construção de saberes, aprendizagens e produção de conhecimento, garantindo o direito à alfabetização e combatendo a evasão escolar.

Segundo o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, a parceria entre a gestão pública e a universidade é fundamental para avançar na educação da cidade, especialmente após os desafios enfrentados durante a pandemia.

Para estudantes de graduação, serão disponibilizadas 250 vagas nas áreas de Pedagogia, Educação Física, Artes, Cinema, Serviço Social e Psicologia, com bolsa no valor de R$ 700 por mês. As inscrições já estão abertas e seguem até 25 de fevereiro. Para concorrer, é necessário estar regularmente matriculado na UFF e não possuir outras bolsas de fomento.

Já para a pós-graduação, serão oferecidas oito vagas em nível de doutorado ou pós-doutorado, com bolsa no valor de R$ 2,8 mil por mês. As inscrições acontecem entre 8 e 21 de fevereiro. Os bolsistas colaborarão com as Equipes de Apoio Pedagógico das escolas e da SME, auxiliando no desenvolvimento das atividades pedagógicas e no engajamento dos alunos nas propostas dos professores.

Segundo Ana Schilke, subsecretária de Desenvolvimento Educacional, o trabalho dos bolsistas será baseado nos princípios e objetivos do P.A.L.A.V.R.A., sempre alinhado aos Referenciais Curriculares da Rede Municipal de Niterói, buscando fortalecer o processo educacional na cidade.