Inscrições abertas para oficina ‘O Teatro vai ao Cinema e Vice-Versa’ em Macaé
As inscrições para a oficina gratuita e inédita ‘O Teatro vai ao cinema e vice-versa’, promovida pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), foram iniciadas nesta segunda-feira (25), por meio do link disponível no Portal da Prefeitura de Macaé. A oficina, que será realizada de forma remota via Google Meet, visa atingir interessados tanto de Macaé quanto da região, oferecendo um total de 30 vagas.
A condução da oficina ficará a cargo do professor Ph.D. Paulo Emílio Azevedo, doutor em Ciências Sociais pela PUC-RJ, com especialização em Antropologia do Corpo. Um dos principais temas em destaque será a função do tempo dentro da lógica produtiva, trazendo uma abordagem centrada na análise cinematográfica.
Segundo o professor, “Por ser online, o curso pode alcançar pessoas de outras cidades e até de outro país. Serão oito encontros com metodologia dialógica e expositiva. Vamos construir uma observação a partir dos orientais, do cinema asiático e africano. Filmes iranianos, sul-coreanos e libaneses, que puxam para o drama. O contraponto será o cinema latino-americano, um filme argentino, que puxa para o humor. Vamos observar a preparação física dos atores, a construção das personagens, a fotografia e a relação entre espaço-tempo, um confronto entre cinema ocidental e oriental. Vamos provocar questionamentos subjetivos. O cinema serve para fazer pensar.”
Com uma carga horária total de 25 horas, a formação ocorrerá de 1º de abril a 20 de maio, com encontros às segundas-feiras, às 19h. O único pré-requisito para participação é ser maior de 16 anos de idade. O objetivo principal é estimular os participantes a desenvolverem análises críticas sobre o cinema, explorando filmes e documentários que dialoguem com a cultura teatral, a direção de cena, a fotografia, a performance e a linguagem audiovisual de forma ampla. A proposta ainda abordará temas transversais, enriquecendo a experiência com áreas afins como filosofia e antropologia.