Jornada de Fonoaudiologia foi realizada em Macaé

Como parte das comemorações pelo Dia do Fonoaudiólogo (9 de dezembro), foi promovida nesta terça-feira a IX Jornada de Fonoaudiologia de Macaé. O evento, com a temática “A colaboração e o crescimento da Fonoaudiologia na nossa região”, foi realizado no anfiteatro do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) do Hospital Público de Macaé (HPM).

A fonoaudióloga e integrante da Comissão organizadora do evento, Cristiane Rangel, disse que o encontro foi idealizado e realizado por uma comissão de fonoaudiólogos da rede pública e privada do município. “A Jornada é a culminância das atividades pelo dia do fonoaudiólogo, que tem como propósito promover nossa categoria profissional científica e socialmente, além de estreitar os laços entre os profissionais e a comunidade”, frisou.

Presente ao evento, a vice-presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª Região, Alessandra Mattoso, ressaltou que, além da jornada, foi realizado um encontro social e um esportivo com uma caminhada. “Essa comunicação é muito importante para o crescimento profissional. Toda essa construção de conhecimento irá reverberar na população, com um atendimento qualificado e de qualidade”, pontuou.

Fonoaudiólogo

O fonoaudiólogo tem por atribuição prestar assistência à população em geral, realizando ações de prevenção, promoção, avaliação, orientação, diagnóstico e tratamento individual ou em grupo das alterações da voz, fala, linguagem, audição, deglutição e aprendizagem.

A atuação fonoaudiológica no serviço público e privado pode ocorrer na área de saúde hospitalar, ambulatorial, junto às equipes multidisciplinares e/ou em ações preventivas na área de educação e desenvolvimento social.

 

Foto: Moisés Bruno