Livro sobre acessibilidade é lançado no EMES, em Rio Bonito

O livro “Acesse e Use” sobre acessibilidade em ambientes culturais foi lançado nesta semana, no Espaço Municipal de Ensino Supletivo, pela Almádena, editora rio-bonitense. Sendo Rio Bonito, a primeira cidade escolhida para a promoção de lançamento, entre outras quatro cidades do estado.

A publicação resume um trabalho de investigação em quatro ambientes culturais, pela aluna Dilma Negreiros, do Mestrado em Comunicação Acessível, do Instituto Politécnico de Leiria/Portugal.

“Acesse e Use” reúne informações de visitas e entrevistas com os especialistas responsáveis pelos projetos de acessibilidade do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha de Portugal, Museu do Futebol, Pinacoteca de São Paulo e Museu de Arte Moderna MAM/SP.

e acordo com Dilma Nogueira, o livro auxilia novos ambientes culturais a tornar esses espaços mais acessíveis para que toda a sociedade aproprie-se e usufrua de seus direitos culturais.

“Esse livro é um guia para que as pessoas potencializem a acessibilidade, seja em grandes ambientes culturais já existentes, seja em novos espaços. Espero que por meio das análises sugeridas, os leitores consigam abrir novas possibilidades para todas as pessoas”, explica a autora.

O lançamento do livro “Acesse e Use” mantém parceira com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Fotos: Natan Duarte