Macaé assina termo de adesão à Política Nacional Aldir Blanc para fomento à cultura

No intuito de impulsionar ações culturais e realizar obras em espaços dedicados à cultura, a Prefeitura de Macaé formalizou, na terça-feira (28 de novembro), a adesão ao Termo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) por meio da Secretaria de Cultura. Após a análise do Plano de Ação municipal pelo Ministério da Cultura (MinC) na etapa anterior, a próxima fase consiste no repasse de recursos pelo MinC à Prefeitura, que deverá executá-los até 31 de dezembro de 2024, marcando o primeiro exercício do PNAB.

O montante destinado a Macaé será de R$1.639.283,62. A Secretaria de Cultura conduzirá escutas públicas para definir a alocação desse recurso, com uma parcela prevista para ser recebida ainda neste ano, direcionada ao próximo exercício. Uma parte obrigatória desse valor será destinada aos polos do ‘Programa Cultura Viva’ do município, compreendendo o Grupo Teatral Acto, o Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop, o CiemH2 Núcleo Cultural, o Raízes de Aruanda e a Associação de Artesãs Marianas.

Leandro Mussi, secretário de Cultura, destaca a importância dessa iniciativa para fortalecer a cultura local, proporcionando suporte financeiro para atividades artísticas e culturais. “O PNAP desempenha um papel crucial na promoção da diversidade cultural e no apoio aos talentos locais, contribuindo para o enriquecimento da identidade cultural macaense. O nosso compromisso é garantir que os recursos do PNAP sejam aplicados de maneira eficaz, beneficiando a comunidade e consolidando Macaé como um polo cultural vibrante”, afirma Mussi.

O Plano de Ação apresentado ao MinC detalha informações básicas, metas e ações relacionadas à execução dos recursos. Até 2027, a PNAB garantirá um investimento de R$15 bilhões em ações e projetos culturais em todo o território nacional.