Macaé avança na final do prêmio Sebrae prefeitura empreendedora

Macaé, RJ – Após se destacar como finalista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Compras Governamentais, o município de Macaé avançou mais uma etapa rumo à premiação. Nesta quarta-feira (28), técnicos da instituição responsável pelo prêmio visitaram a cidade para conhecer de perto o impacto do projeto Cartão Educa Mais, que atende aos programas Auxílio Material Didático e Auxílio Uniforme Escolar. A iniciativa, agora em seu segundo ano consecutivo, tem trazido significativas transformações para o comércio local e para a vida dos estudantes.

Durante a visita, que teve como objetivo verificar as políticas públicas apresentadas no projeto, os técnicos do Sebrae foram recebidos pelo prefeito Welberth Rezende, por secretários municipais e representantes de instituições empresariais parceiras. A avaliação incluiu uma visita aos estabelecimentos comerciais cadastrados no programa. Em 2024, já são 207 empresas participantes do Cartão Educa Mais.

O projeto visa incentivar o empreendedorismo, a inclusão e a inovação, fortalecendo o comércio local e facilitando o acesso de pais e alunos à compra de materiais e uniformes escolares nos estabelecimentos credenciados.

“A descentralização dos recursos públicos foi uma inovação na compra governamental, proporcionando autonomia às famílias para escolherem produtos para seus filhos diretamente no comércio local. Esta é mais uma política pública que veio para ficar e contribuir com o desenvolvimento econômico da cidade”, ressaltou o prefeito Welberth Rezende.

A secretária municipal de Educação, Leandra Lopes, destacou os benefícios do programa, como a redução da logística de armazenamento e distribuição dos insumos escolares e a promoção da inclusão. “Além disso, priorizamos empresas de Macaé com CNPJ há pelo menos seis meses na cidade”, acrescentou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Viana, enfatizou a importância da integração entre governo, empresas e instituições para impulsionar a economia local. “As políticas públicas da administração municipal visam favorecer o ambiente de negócios, fomentando empregos, renda e crescimento econômico”, concluiu Rodrigo.