Macaé celebra o dia Mundial da Energia com avanços em políticas públicas sustentáveis
No Dia Mundial da Energia, celebrado em 29 de maio, Macaé comemora a consolidação de políticas públicas que posicionam a cidade como referência nacional no setor energético. Conhecida pela tradição no óleo e gás, o município também destaca seu potencial na produção de energias renováveis, como a solar e a eólica offshore, reafirmando sua capacidade de inovação, diversificação econômica e sustentabilidade.
Thiago Rocha, Secretário de Políticas Energéticas de Macaé, destaca que a cidade, reconhecida como Capital Nacional da Energia, tem se preparado para a transição energética, focando em investimentos em energias menos poluentes e renováveis. “Este tema foi discutido no ano passado durante o Energy Day (edição Macaé), realizado pela Prefeitura em parceria com o Sebrae. Discutimos desde a indústria do petróleo em Macaé, passando pelo gás como vetor da transição energética até as energias renováveis, destacando o potencial do município em áreas como a energia solar e a energia eólica offshore”, explicou.
Macaé também está inovando ao se preparar para se tornar a primeira prefeitura do país a usar o Modelo de Contrato de Eficiência, previsto na Nova Lei de Licitações e Contratos, para reduzir de forma sustentável os custos com energia elétrica em todos os seus prédios, incluindo escolas, unidades de saúde e de administração.
“Estamos na fase de elaboração do edital do projeto de Eficiência Energética e Geração Distribuída de Energia Solar Fotovoltaica. A execução deste projeto tornará Macaé pioneira entre as prefeituras, sem a necessidade de qualquer investimento por parte do governo municipal. Esta inovação no tipo de contratação no país é digna da Capital da Energia e coloca nossa cidade como referência na promoção e prática da transição energética”, ressalta Thiago Rocha.
Com esses avanços, Macaé reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, consolidando-se como um exemplo de cidade que investe em políticas públicas voltadas para a eficiência energética e a diversificação econômica, contribuindo para um futuro mais sustentável e equilibrado.