Macaé: cidade A no mapa do turismo nacional com potencial incomparável

Macaé, conhecida por sua potência, infraestrutura e riquezas naturais, conquista novamente a categoria A no Mapa do Turismo Nacional. A pesquisa recentemente divulgada pelo Ministério do Turismo classificou 2.477 municípios brasileiros, e apenas Búzios e Cabo Frio, na região da Costa do Sol, também alcançaram esse índice de excelência.

A retomada das atividades turísticas em Macaé tem sido impulsionada pelas políticas públicas da Prefeitura, que criam um ambiente propício para o desenvolvimento do setor em diferentes segmentos, como esporte, cultura e negócios. O Calendário de Eventos Turísticos, com ações durante todo o ano, contribui para atrair visitantes em diversas épocas, reduzindo a sazonalidade.

“Lidar com esse resultado é um reflexo do desempenho econômico do turismo em nosso município, além de indicar que estamos atendendo às expectativas do Ministério do Turismo. Essa categorização avalia nossa capacidade turística, bem como o trabalho que vem sendo realizado, os investimentos no turismo e como operacionalizamos tudo isso. Estamos muito felizes em manter Macaé no topo do turismo nacional.”, ressaltou Léo Anderson, secretário adjunto de Turismo.

A participação no Mapa do Turismo é aberta a todos os municípios brasileiros que cumpram os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo, sendo essa ferramenta um indicador para orientar a definição de políticas públicas. Na atualização deste ano, foram registrados 2.477 municípios e 335 regiões turísticas em todo o país. No estado do Rio de Janeiro, além de Macaé, apenas outras seis cidades receberam a mesma classificação: Paraty, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Búzios, Cabo Frio e Petrópolis.


Córrego do Buião. Óleo Distrito de Glicério. Macaé – RJ. Foto João Barreto