Macaé Energy: Novo polo da transição energética no Brasil
A primeira edição do Macaé Energy, que começou nesta terça-feira (11) no Royal Macaé Palace Hotel, destaca a importância de Macaé como “Capital da Energia”. O evento, organizado pela prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Firjan e o Sebrae, reúne as principais instituições, empresas e operadoras do mercado offshore do Brasil e do mundo.
O evento aborda a força das operadoras independentes no novo formato da indústria offshore nacional, promovendo projetos ligados à segurança energética. Na abertura, o prefeito Welberth Rezende ressaltou a colaboração entre o governo, empresas de energia e instituições empresariais que consolidam Macaé como um polo de novos projetos na cadeia produtiva de óleo e gás.
“Nos orgulhamos em ter parceiros que ajudam a tornar Macaé um polo de desenvolvimento econômico do nosso Estado e do nosso país. A nossa cidade se consolida como a base da transição energética nacional, incentivando a exploração, produção e produção de gás natural, e apoiando projetos de geração de energia através de fontes renováveis. Vivemos uma nova era em segmentos ligados à indústria offshore, como comércio, turismo e serviços,” destacou o prefeito.
O prefeito também enfatizou a importância de manter a proximidade com o Ministério de Minas e Energia e a Petrobras para agilizar processos de licenciamento de novos projetos na Bacia de Campos e revisar exigências de experiência profissional para trabalhadores do segmento offshore.
“Somos a fonte de desenvolvimento de projetos que alimentam o mercado nacional do petróleo, como o megacampo da Equinor e o apoio às operadoras independentes através da revitalização da Bacia de Campos. Possuímos a sinergia perfeita para gerar investimentos, empregos e qualidade de vida para a nossa população,” afirmou o prefeito.
Acordo de Qualificação Profissional
Um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Macaé e a Firjan, assinado no primeiro dia do Macaé Energy, garantiu a oferta de cursos de qualificação para 2 mil profissionais, atendendo à demanda da indústria de óleo e gás.
“O evento propõe discussões sobre diversas fontes energéticas, promovendo soluções para a nossa indústria e apoiando micro e pequenas empresas que atendem o mercado. A participação da prefeitura de Macaé é essencial, representando uma cidade que concentra empresas e projetos de inovação, propondo uma nova fronteira tecnológica para o Brasil,” destacou o Presidente em exercício da Firjan, Luís Sérgio Caetano.
O Macaé Energy também marcou o lançamento da publicação inédita da Firjan sobre a transição energética no Rio de Janeiro, destacando o protagonismo de Macaé no suprimento da demanda de energia nacional através do potencial do gás natural.
“O evento reúne as principais empresas e instituições para discutir e viabilizar a nova fase de transição energética do país, através do potencial do gás natural. A inovação, a segurança e a capacitação profissional são essenciais nesta nova fase do mercado, com Macaé como o principal polo de atividades,” apontou o diretor de desenvolvimento do Sebrae/RJ, Sérgio Malta.